Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Sustentabilidade, ciência, arte e educação: relação possível?Publication . Sousa, Valdemar; França, AnaNum tempo em que a humanidade se encontra numa crise generalizada, estan do em risco a sobrevivência das espécies que coabitam o nosso planeta, a educação formal, em todas as suas dimensões e níveis, tem sido apontada como um elemen to incontornável na consecução de determinados objetivos. Posicionamo-nos sob uma perspetiva epistemológica crítica e construtivista, para analisar e conjeturar contributos da Educação pela Arte, na consecução da sustentabilidade e num pos sível reposicionamento perante o conceito de literacia científica. Apresentamos um estudo prospetivo do impacto da Educação pela Arte na obtenção de práticas mais sustentáveis, contextualizadas na prática pedagógica, no plano curricular e no desenvolvimento de competências de estudantes da Licenciatura em Ciências da Educação. Assim, pretendemos refletir sobre a emergência dos conteúdos curricu lares nos ambientes de aprendizagens, enquanto espaços de cultura, criatividade, imaginação, poder de decisão e pensamento crítico.
- As instituições culturais como espaços promotores de educação e inclusão: as expressões artísticas em diálogoPublication . Kot-Kotecki, Ana França; Cristovão, Natalina; Sousa, Valdemar