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- BIM na hotelaria: possibilidades e desafiosPublication . Santos, José; Escórcio, PatríciaAtualmente o BIM é entendido como uma ferramenta de gestão do ciclo de vida do edifício. De facto, um modelo BIM contém toda a informação do edifício incluindo as fases de projeto, construção e manutenção. Informação essa que é relevante para a gestão do mesmo. Os edifícios de serviços, dos quais se destacam os hotéis, necessitam de uma gestão permanente das suas instalações, dada a elevada quantidade de sistemas e de operações realizadas no dia a dia. Uma parte desta gestão depende da informação do estado edifício, informação essa que atualmente está disponível no modelo BIM desse edifício. Assim, poderão surgir sinergias juntando os modelos BIM à gestão das instalações dos hotéis. Neste artigo são identificadas as principais oportunidades e desafios à implementação do BIM na hotelaria, através de uma recolha bibliográfica e da utilização de um software. Verificou-se que existem inúmeras vantagens para o setor da hotelaria em adotar o BIM na gestão das suas instalações. Estas estão relacionadas com o facto de a informação estar centralizada, disponível instantaneamente e da mesma poder ser visualizada e editada interactivamente (3D). Relativamente aos obstáculos indicados, estes são típicos dos processos de mudança, pelo que se espera diminuam ao longo do tempo.
- Plano para integração do BIM em diversas disciplinas do curso de engenharia civil da UMaPublication . Escórcio, Patrícia; Santos, JoséApós a introdução do ensino de um software BIM (Autodesk Revit) na UC de Desenho Técnico Assistido por Computador do 1º ano do curso de Engenharia Civil, na Universidade da Madeira, em 2010, verificou-se que o nível de conhecimento BIM dos alunos se situa ao nível do modelador BIM e continua a ser insuficiente face às necessidades das indústrias AECO. Para uma formação mais sólida e completa na área do BIM, é importante estimular o desenvolvimento de competências de trabalho colaborativas e interdisciplinares, promover o conhecimento na área da aplicação de materiais de construção, métodos de construção, projeto de especialidades, gestão de custos e materiais, deteção de conflitos e de uma forma genérica, fomentar a utilização de outras ferramentas BIM, noutras UCs ao longo do curso. Assim, neste trabalho é feita uma análise aos conteúdos programáticos das diferentes UCs do curso de Engenharia Civil para se verificar como e onde podem ser utilizados modelos e softwares BIM. Para tal foi necessário definir previamente um conjunto de competências necessárias para os docentes e um conjunto de competências que se pretende que os alunos atinjam. Deste modo, foi definido um plano de integração BIM para mais de uma dezena de UCs de modo a sensibilizar e motivar os respetivos docentes.
- Integração de software BIM na disciplinas de desenho técnico e assistido por computador da UMaPublication . Escórcio, Patrícia; Santos, JoséO Building Information Modeling (BIM) representa uma grande mudança de paradigma relativamente ao conceito de modelação dos edifícios uma vez que envolve todas as especialidades ligadas ao seu projeto, à sua construção e à sua gestão ao longo da sua vida. Contudo, apesar das suas inúmeras vantagens, tem-se verificado que a sua implementação tem sido demorada e ainda não é amplamente utilizado na indústria AECO. De forma a fomentar a utilização de modelos BIM e promover o entendimento do conceito BIM face ao tradicional CAD, foi introduzido na UC de Desenho Técnico Assistido por Computador do 1º ano dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Eletrotécnica da Universidade Madeira o ensino de um software BIM (Autodesk Revit), além do ensino do software CAD (Autodesk AutoCAD). Neste trabalho: i) é avaliada a facilidade da aprendizagem do software BIM comparativamente ao software CAD, ii) são identificados os conhecimentos BIM apreendidos pelos alunos, e iii) é feita uma reflexão sobre como e onde deve o ensino do BIM ser prolongado ao longo do curso de Engenharia Civil. Verificou-se que: i) o software BIM é mais intuitivo e fácil de aprender pelos alunos, ii) a grande maioria dos conhecimentos BIM ensinados é apreendida pelos estudantes, iii) a melhor forma de prolongar o ensino do BIM, dadas as diversas limitações, será a sua introdução parcial em diversas UCs.