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- Madeira: acerca da polimorfia de palavras construídas a partir de um topónimoPublication . Santos, Thierry Proença dos; Rebelo, HelenaAbordar palavras criadas a partir do topónimo Madeira implica alicerçar a análise nas disciplinas da Morfologia, da Onomástica, da Lexicografia e da Neologia. O presente estudo da produção lexical vai articular vários eixos de gravidade: o nome próprio e o nome comum; o corpus lexicográfico e o corpus neológico; os processos de formação de palavras e os processos de criação vocabular, o nome de produto e o nome de marca, o texto escrito e o “escritoral”. Assim, esta abordagem tem por finalidade dar conta, a nível linguístico-discursivo, da inventividade vocabular. Sem deixar de referir, a título de contextualização, as cognominações que a ilha inspirou, contempla a projeção cultural e social, que as formações eponímicas e deonomásticas, bem como as criações de nomes de empresas e organismos, entre outras originadas a partir do locativo Madeira, alcançam, através da significação. Como o signo toponímico abarca não somente o nome do lugar, mas o lugar em si, as palavras construídas naquela base situam-se nos campos semânticos quer da relação de pertença com o território, quer das representações desse mesmo território.
- Aprender a falar PLE pelo método da pronúncia figurada: o caso das vogais orais em obras de pedagogos do século XIX publicadas na FrançaPublication . Rebelo, Helena; Santos, Thierry Proença dosEnsinar a falar uma língua viva a estrangeiros não é tarefa fácil e fazê-lo pela escrita torna-se ainda mais complexo. Isso comprova-se na transição do século XIX para o XX, no processo de ensino/aprendizagem da pronúncia do Português como Língua Estrangeira (PLE) para francófonos. Naquela época, em França, ao ensinar a falar PLE através do método da “pronúncia figurada”, privilegiavam a escrita. Este recurso foi seguido pelos gramáticos-pedagogos G. Hamonière, Paulino de Souza e Luís Simões da Fonseca. Damos uma visão geral das suas propostas, comparando-as quanto ao vocalismo oral, a fim de saber que pronúncia ensinavam.