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- Confabulações, de John Berger: Relógio D'Água, Lisboa, 2018Publication . Magalhães, Vítor Manuel Ornelas
- Figurações da ilha da Madeira na poesia de José Agostinho BaptistaPublication . Martins, CelinaA partir da elegia, José Agostinho Baptista recupera a memória da Madeira primordial, reescrevendo a tradição da canção. Num êxtase de sublimação, o poeta cria a utopia de uma terra harmoniosa em fusão com a mulher amada e revitaliza a lenda de Machim como mito da ilha inicial. Numa perspectiva desconstruidora, Baptista questiona os lugares da ilha, marcados pela efemeridade do tempo, a maldição, a desordem da Natureza, a decadência e o crescente progresso da urbanidade. É á através da metáfora do filho pródigo que as palavras da saudade recuperam o fulgor da ilha como lugar de pertença.
- Madeira: acerca da polimorfia de palavras construídas a partir de um topónimoPublication . Santos, Thierry Proença dos; Rebelo, HelenaAbordar palavras criadas a partir do topónimo Madeira implica alicerçar a análise nas disciplinas da Morfologia, da Onomástica, da Lexicografia e da Neologia. O presente estudo da produção lexical vai articular vários eixos de gravidade: o nome próprio e o nome comum; o corpus lexicográfico e o corpus neológico; os processos de formação de palavras e os processos de criação vocabular, o nome de produto e o nome de marca, o texto escrito e o “escritoral”. Assim, esta abordagem tem por finalidade dar conta, a nível linguístico-discursivo, da inventividade vocabular. Sem deixar de referir, a título de contextualização, as cognominações que a ilha inspirou, contempla a projeção cultural e social, que as formações eponímicas e deonomásticas, bem como as criações de nomes de empresas e organismos, entre outras originadas a partir do locativo Madeira, alcançam, através da significação. Como o signo toponímico abarca não somente o nome do lugar, mas o lugar em si, as palavras construídas naquela base situam-se nos campos semânticos quer da relação de pertença com o território, quer das representações desse mesmo território.
- Do mar à serra: estética e identidade da paisagem madeirense no cinemaPublication . Valente, CarlosNeste estudo, pretendemos reconstituir a pegada histórica da paisagem madeirense no audiovisual, onde se incluem as duas ilhas habitadas do arquipélago, Madeira e Porto Santo. Privilegiamos uma abordagem interdisciplinar partindo de uma perspetiva histórica que analisa, sob um ponto de vista semiótico e estético, a função da paisagem enquanto local de filmagem específico. Esta paisagem, ora invocada como reprodução explícita da realidade fenoménica, em jeito documental, ora como aproveitamento dos espaços naturais para criar um ambiente puramente ficcional, é quase sempre um lugarqualquer abordado de forma não descritiva, ou identitária, na narrativa. Os objetos de estudo compreendem alguns filmes realizados na Madeira, da responsabilidade de equipas de produção locais ou externas, e de artistas plásticos atuando no contexto audiovisual. Mais concretamente, foram selecionados alguns filmes de ficção e outros de carácter mais experimental, distribuídos temporalmente ao longo do século XX e XXI, e divididos em dois grandes conjuntos aos quais denominamos: “filmes de rocha e água” e “filmes de montanha e nevoeiro”. O objetivo central é indagar de que modo(s) cada conjunto explora estratégias formais, linhas estéticas e dispositivos de encenação para criar uma representação específica da paisagem, em modo cinemático.
- A pessoa indicada, de José Viale Moutinho: Companhia das Ilhas, Lisboa, 2018Publication . Coelho, Leonor Martins
- Insularidades linguísticas, geográficas e socioculturais: variação semântica de algum léxico diferencial na ilha da MadeiraPublication . Nunes, Naidea NunesPretendemos observar a variação semântica de algum léxico diferencial na ilha da Madeira junto de estudantes madeirenses do ano letivo 2016-2017, que frequentaram o terceiro ano da licenciatura em Estudos de Cultura na Universidade da Madeira. Os informantes apresentam diferentes origens geográficas (localidades e concelhos) e socioculturais dentro da ilha da Madeira, sendo dez do concelho do Funchal (capital do arquipélago da Madeira, onde reside cerca de metade da população), doze de outros concelhos (principalmente de áreas rurais) e três que nasceram fora da Região Autónoma da Madeira (RAM), nomeadamente dois na Venezuela e um em Inglaterra. Aplicámos um inquérito semântico-lexical aos estudantes na unidade curricular de Práticas de Investigação em Estudos de Cultura, de forma a aferir o conhecimento do léxico em estudo. O inquérito é constituído por uma primeira parte de identificação do informante: género, idade, escolaridade, profissão, naturalidade, incluindo a dos pais e dos avós, assim como contactos linguísticos. A segunda parte do inquérito apresenta uma lista de palavras e expressões de forma a testarmos o seu (re)conhecimento e uso. Os resultados obtidos mostram que não existem diferenças significativas no conhecimento e uso semântico do léxico testado por localidades e por género (nem mesmo por idade, no caso das três mulheres mais velhas, duas delas já com frequência de ensino superior anteriormente na RAM). Esta continuidade linguística entre as variedades urbana do Funchal e rural das outras áreas geográficas da ilha dever-se-á ao facto de as localidades representadas da capital serem sobretudo zonas periféricas, rurais até há poucos anos, logo mais conservadoras, por oposição ao centro, mais aberto a contactos linguísticos com o exterior. Por outro lado, demonstrará um sentimento de identidade e de pertença linguística e sociocultural dos inquiridos ao Português falado na ilha da Madeira.
- Aumento do envolvimento dos visitantes do museu através de narrativas convincentes baseadas em explorações interativasPublication . Rodrigues, Ana Isabel Mendonça; Gouveia, Gonçalo Nuno Ramos Ferreira de; Campos, PedroO uso de tecnologias ambientais em diferentes contextos tem aumentado gradualmente nos últimos anos, pois essas tecnologias permitem novas maneiras de criar e compartilhar significado. Novas maneiras de interagir com objetos e espaços por meio de sistemas interativos têm sido amplamente utilizadas para oferecer experiências mais inovadoras. Nos museus, o envolvimento foi reconhecido como um fator essencial para melhorar os níveis de satisfação dos visitantes. Uma nova série de tecnologias estão sendo adicionadas aos museus e transformando-os e como consequência, a interatividade nos museus está maximizando a experiência física e real, oferecendo uma aprendizagem mais rica e envolvente. Nesta dissertação, apresentamos o projeto “OpenSesame”, que teve como objetivo juntar a rica história da Ilha da Madeira (Portugal) no século XV, usando um “StoryWall”. Esta instalação interativa usa o “Touch Board Starter Kit” da “BareConductive” para implementar uma parede na qual os visitantes interagem e ativam conteúdo digital. O objetivo da abordagem era melhorar a aprendizagem e promover uma experiência inovadora e tornar a instalação interativa imersiva e tangível. Criamos uma experiência sensorial completa, apresentando informações através do toque, da visão e do som. Neste contexto, aplicamos duas avaliações ao protótipo, a avaliação heurística para encontrar problemas na interface de utilizador e o “framework M-Dimensions” para avaliar o nível de interatividade do protótipo. Após efetuar a auto - avaliação passamos á realização de alguns testes com visitantes, total de 10 inquiridos e concluímos através dessa investigação prática que a instalação interativa é bem recebida pelos visitantes.
- Nanopartículas de colagénio para terapias da cartilagem baseadas em recursos marinhosPublication . Costa, Francisca Hevelyn Oliveira Macêdo Pereira; Tomás, Helena Maria Pires Gaspar; Neves, Ana Rute de Azevedo PinaA cartilagem articular é constituída por matriz extracelular e condrócitos, sendo ancorada no osso subcondral. O seu principal problema é a limitada capacidade de reparação relacionada com a sua falta de vascularização. Embora tenham sido testadas diversas metodologias para o tratamento da degeneração da cartilagem, a sua incompleta eficácia, bem como complicações associadas, torna necessário e urgente o desenvolvimento de novas técnicas para essa finalidade. Assim, a nanotecnologia apresenta-se como ferramenta com potencial aplicação no tratamento da cartilagem, nomeadamente pelo uso de nanopartículas capazes de transportar moléculas bioativas. Sendo o colagénio o principal constituinte da matriz extracelular cartilaginosa, o uso de colagénio proveniente de várias fontes, como organismos marinhos, tem sido investigado para regeneração cartilaginosa, dada a sua potencial biocompatibilidade. Nesta tese de Mestrado são apresentados resultados preliminares relativamente à preparação de nanopartículas de colagénio de alforreca e tubarão azul visando sua futura aplicação como transportadores de fatores de crescimento para engenharia de tecido cartilaginoso. A preparação dessas nanopartículas foi otimizada, sendo estas caracterizadas por Espalhamento Dinâmico da Luz, medição de potencial Zeta e Microscopia Eletrónica de Transmissão. Posteriormente, realizaram-se ensaios de viabilidade e diferenciação celular com células estaminais mesenquimais humanas após exposição às nanopartículas de colagénio de ambas fontes. A diferenciação celular foi estudada por métodos histoquímicos e avaliação da expressão génica usando a técnica de RT-qPCR. As partículas sintetizadas com colagénio de alforreca e tubarão azul apresentaram diâmetros hidrodinâmicos de, respetivamente, 453 ± 23 nm e 634 ± 18 nm. No entanto, na análise feita às partículas de colagénio de tubarão por microscopia de transmissão (amostras desidratadas), verificou-se que estas tinham forma elíptica e dimensões na gama 200-300 nm (eixo maior). Ambos os tipos de nanopartículas apresentaram potencial Zeta negativo e boa citocompatibilidade. Por outro lado, a presença das nanopartículas pareceu não afetar a diferenciação condroblástica das hMSCs.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Azevedo, Ana Isabel Basílio; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaO relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta os três estágios pedagógicos desenvolvidos em contextos de educação de infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, de forma reflexiva. A base fundamentada destas práticas pedagógicas encontra-se refletida numa primeira parte teórica, de forma a enquadrar toda a prática do ponto de vista teórico, bem como os métodos e estratégias pedagógicas adotadas. Numa perspetiva de conexão entre teoria e práxis, o educador/professor reflexivo deve assumir uma atitude proactiva, pelo que a metodologia de Investigação-Ação surge, aqui, com o intuito de melhorar as práticas para proporcionar uma educação de qualidade. Assim, as ações pedagógicas centraram-se nos ideais de aprendizagem construtivista, cooperativa, significativa e ativa, pretendendo efetivá-la, da melhor maneira possível, para cada criança. Na intervenção pedagógica em educação de infância, a prática foi concretizada com um grupo de transição, no edifício “O Girassol”, pertencente à EB1/PE/C da Nazaré, com crianças de dois anos, considerando, como estratégias de investigação-ação, a promoção de atividades para estimular e desenvolver a sua expressão verbal. As práticas pedagógicas no 1.º CEB foram desenvolvidas numa turma de 1.º ano, na EB1/PE/C da Nazaré, e numa turma de 4.º ano, na EB1/PE da Ladeira. A intervenção pedagógica no 1.º B teve em conta estratégias de desenvolvimento do raciocínio matemático com materiais diversificados, enquanto no 4.º A foram proporcionadas atividades significativas e cooperativas, promovendo a autonomia e motivação das crianças, com vista a uma educação de qualidade.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Silva, Maria Isabel Henriques; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaPara além da finalidade deste Relatório de Estágio destinar-se à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, é grande objetivo dar a conhecer o desenvolvimento das Práticas Pedagógicas concretizadas no Infantário Rainha Sílvia – em contexto de Pré-Escolar –, na Escola Básica do Primeiro Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, com uma turma de 3.º ano, e na Escola Básica do Primeiro Ciclo com Pré-Escolar de São Filipe, com uma turma de 2.º ano. Estas intervenções pedagógicas, devidamente fundamentadas à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos expostos na Parte I e II do presente relatório, refletem ainda um posicionamento crítico-reflexivo, mais concretamente na sua adequação às características das crianças e às especificidades do meio que as envolve. Dá-se, assim, o devido destaque à finalidade da Inovação Pedagógica como ponto de partida para contrariar práticas educativas ainda muito estandardizadas, que encaram como secundário o papel da criança no seu próprio processo de aprendizagem. Dada a importância do ciclo observar, registar, analisar e refletir para a constante reconstrução da ação pedagógica, foi adotada a metodologia de Investigação-Ação no contexto da Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, na turma de 3.º ano, de forma a dar resposta às dificuldades registadas. Na Prática Pedagógica concretizada na turma de 2.º ano, apesar desta metodologia não ter sido desenvolvida, esta intervenção teve como objetivo abordar os pressupostos didáticos que se consideraram mais relevantes para uma aprendizagem ativa, significativa e contextualizada, tendo em consideração as características da turma.