Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

de Oliveira, Gilvando

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • O laboratório dos novos tempos e suas práticas pedagógicas
    Publication . Oliveira, Gilvando Inácio de; Brazão, Paulo Gomes; Macedo, Roberto Sidnei
    Esta pesquisa enfoca a inovação pedagógica nas práticas docentes produzidas no Projeto Laboratório dos Novos Tempos (PLNT), cuja iniciação científica de jovens se pauta na ação formativa, sob a perspectiva da educação tecnológica, através de laboratório maker, assente em situações vivenciais de problematização dos fenômenos científicos multidisciplinares disseminados na cultura contemporânea. O objetivo é compreender as práticas pedagógicas do PLNT desenvolvidas pelos sujeitos que tornam fundantes novos modelos de produção de conhecimento. Essas práticas pretendem valorizar a interação, construção, autonomia e a criatividade − um fazer pedagógico que possibilita a construção/desconstrução/reconstrução do conhecimento. As experiências educativas dos estudantes se ampliam sob uma prática que transcende a sala de aula, descentraliza o conhecimento, tornando o aluno articulador das ações desenvolvidas. Parte-se do pressuposto de que as tecnologias fundamentam uma potencialidade expandida de com-versação e formação permitindo a interação dos sujeitos envolvidos no projeto. No percurso metodológico, optamos pela pesquisa qualitativa de cunho etnográfico no PLNT com entrevistas semiestruturadas e depoimentos em grupos focais.A análise dos dados revela que as práticas pedagógicas adotadas, explorando o universo da cibercultura como ferramenta de produção de conhecimento e de promoção das condições sociopolíticas dos atores e atrizes envolvidos, tornam o fazer pedagógico uma ação inovadora, haja vista que o conhecimento não está restrito e isolado à disciplinaridade, nem na centralidade do professor. Esse espaço escolar fomenta a cooperação, compartilha experiências, proporciona e estimula competências na produção de conhecimentos através de múltiplas linguagens. Os resultados indicam que não apenas as transformações no campo tecnológico promovem a mudança de paradigma na educação, mas o compromisso com uma prática pedagógica inovadora pode criar outras possibilidades de construção do conhecimento. Sob esse prisma, a investigação permitiu concluir que a prática pedagógica adotada nas ações formativas do PLNT se configura como inovadora.
  • A educação em tempos de mudança: os contributos do projeto laboratório dos novos tempos (PLNT)
    Publication . Oliveira, Gilvando Inácio de; Brazão, José Paulo Gomes
    This article aims to report the possibilities of change in school practices of the Project Laboratory of New Times - (PLNT), linked to the formative actions of the NGO - CEAP (Centre for Studies and Pedagogical Advice), based in Salvador da Bahia. The Laboratory is dedicated to the construction of innovative methodologies, appropriating itself to a pedagogical practice centred on creativity, protagonism, self-didacticism, problem-solving capacity and autonomy in students' learning. We used a qualitative methodology. It was found that the project's formative actions broke the traditional practices and played an active role in the socio-political reality of the students, connecting all pedagogical actions with global events. The pedagogical action of learning with technological mediation, valued the students' socio-educational context and their possibilities of emancipation.