Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
436.93 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
This article aims to report the possibilities of change in school practices of the Project Laboratory of
New Times - (PLNT), linked to the formative actions of the NGO - CEAP (Centre for Studies and
Pedagogical Advice), based in Salvador da Bahia. The Laboratory is dedicated to the construction of
innovative methodologies, appropriating itself to a pedagogical practice centred on creativity,
protagonism, self-didacticism, problem-solving capacity and autonomy in students' learning. We
used a qualitative methodology. It was found that the project's formative actions broke the
traditional practices and played an active role in the socio-political reality of the students,
connecting all pedagogical actions with global events. The pedagogical action of learning with
technological mediation, valued the students' socio-educational context and their possibilities of
emancipation.
Este artigo pretende relatar as possibilidades de mudança das práticas escolares do Projeto Laboratório dos Novos Tempos – (PLNT), vinculado às ações formativas da ONG - CEAP (Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica), sediado em Salvador da Bahia. O Laboratório se dedica à construção de metodologias inovadoras, se apropria de uma prática pedagógica centrada na criatividade, no protagonismo, no autodidatismo, na capacidade de resolução de problemas e na autonomia da aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa. Constatou-se que a ações formativas do projeto quebraram as práticas tradicionais e protagonizaram a realidade sociopolítica dos alunos, conectando todo fazer pedagógico com os acontecimentos globais. A ação pedagógica da aprendizagem com a mediação tecnológica, valorizou o contexto socioeducacional dos alunos e as suas possibilidades de emancipação.
Este artigo pretende relatar as possibilidades de mudança das práticas escolares do Projeto Laboratório dos Novos Tempos – (PLNT), vinculado às ações formativas da ONG - CEAP (Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica), sediado em Salvador da Bahia. O Laboratório se dedica à construção de metodologias inovadoras, se apropria de uma prática pedagógica centrada na criatividade, no protagonismo, no autodidatismo, na capacidade de resolução de problemas e na autonomia da aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa. Constatou-se que a ações formativas do projeto quebraram as práticas tradicionais e protagonizaram a realidade sociopolítica dos alunos, conectando todo fazer pedagógico com os acontecimentos globais. A ação pedagógica da aprendizagem com a mediação tecnológica, valorizou o contexto socioeducacional dos alunos e as suas possibilidades de emancipação.
Description
Keywords
Learning Technological mediation Empowerment Pedagogical practices Pedagogical innovation Aprendizagem Mediação tecnológica Empoderamento Práticas pedagógicas Inovação pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Oliveira, G. I., & Brazão, J. P. G. A educação em tempos de mudança: os contributos do projeto laboratório dos novos tempos (PLNT). Revista Tempos e Espaços em Educação, 15(34), e17503-e17503. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17503
Publisher
Universidade Federal de Sergipe