Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 51
  • Reflexiones del futuro profesorado sobre la inclusión de la diversidad sexogenérica
    Publication . Torrejón, Begoña Torrejón; Brazão, Paulo; Dias, Alfrancio Ferreira; Mendonça, Alice
    El objetivo de este trabajo es discutir la inclusión de la diversidad de género en la formación docente, así como las posibilidades y sugerencias de iniciativas a desarrollar en el campo de la educación inmediata, media y a larga distancia. Metodológicamente, estudiaremos un enfoque cualitativo, basado en el aporte de estudiantes de segundo año de Educación Infantil de la Universidad de Cádiz, España, a través de entrevistas en grupo abierto sobre sus concepciones sobre la diversidad sexual y de género y cómo desarrollar la inclusión diversidad y género en el contexto académico. Analizamos y discutimos dos foros de datos categorizados: 1) Concepto de inclusión de la diversidad de género; 2) Caracterización del actual sistema educativo español en relación con la inclusión de la diversidad de género; 3) Quién, dónde y cómo debe trabajarse la inclusión; 4) Acciones a desarrollar por los tutores; 5) Propuestas para el enfoque de la inclusión de la diversidad de género. Se concluye que es necesario un trabajo transversal, sistemático y continuo para la inclusión de la diversidad sexual y de género en todos los contextos académicos, con acciones educativas que proporcionen momentos de escucha a los estudiantes LGBTQIA+ y a sus familias.
  • Pedagogia ancestral: Uma investigação sobre existência e resistência da identidade da comunidade quilombola de Alto do Capim, Quixabeira-BA
    Publication . Nascimento, Brenna; Castro, Éden; Brazão, Paulo
    Este trabalho é fruto de uma pesquisa de natureza etnográfica realizada na comunidade Quilombola de Alto do Capim que buscou investigar: Como a pedagogia ancestral contribui para a preservação da identidade da Comunidade Quilombola de Alto do Capim, em Quixabeira-BA? Para esta investigação foi necessário compreender como a pedagogia ancestral contribui para a existência e resistência da identidade da Comunidade Quilombola de Alto do Capim, em Quixabeira-BA; compreender as relações entre pedagogia e ancestralidade; estabelecer a importância da pedagogia ancestral para a preservação da identidade das comunidades quilombolas; Conhecer a história da Comunidade Quilombola de Alto do Capim e discutir sobre os elementos que fomentam a pedagogia ancestral na comunidade quilombola de Alto do Capim. Portanto conclui-se que em se tratando da Comunidade Quilombola de Alto do Capim, os processos de educação informal possuem fragilidades históricas e culturais, uma vez que há pouco autorreconhecimento da ancestralidade na comunidade.
  • A prática social, a tecnologia e a construção do currículo
    Publication . Brazão, José Paulo Gomes
    Este artigo resulta de uma investigação qualitativa de natureza etnográfica, desenvolvida numa escola urbana do Funchal, na qual reflecte a acção dos alunos manuseando as ferramentas tecnológicas, na construção e manutenção de Weblogs. A noção de aprendizagem situada surge como um conceito transitório, onde de um lado, estão os processos cognitivos primários, e no outro, a prática social como fenómeno gerador da aprendizagem. Este currículo de aprendizagem emerge da participação em comunidade de prática. É a visão prescritiva da prática, das relações pedagógicas e de outras que os aprendizes constroem enquanto trabalham.
  • Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira
    Publication . Brazão, Paulo; Dias, Alfrancio Ferreira; Mendonça, Alice; Cardoso, Lívia de Rezende
    Desde 2003, a existência de uma linha de pesquisa em Inovação Pedagógica no Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, possibilitou a ampliação da produção científica nesta área. Após esse tempo, urge sistematizar os aspetos identitários, os elementos epistemológicos e de boas práticas reconhecidas como inovadoras para o campo da Pedagogia e da Educação. Neste artigo apresentamos a parte inicial do projeto Inovação Pedagógica: Identidade, Teoria e Práticas (IPITP) onde caracterizamos a produção científica realizada na área de Inovação Pedagógica do curso de doutoramento da Universidade da Madeira (PT). Concluímos que os pesquisadores são maioritariamente femininos e de nacionalidade brasileira. Os temas mais investigados são os que possuem maior relação com o espaço escolar e tornam evidente a presença de invariantes culturais que dificultam a inovação pedagógica. O conhecimento oriundo destas pesquisas mostra a perfusão entre a teoria e a prática bem conjugada com o método de pesquisa descritiva utilizado.
  • Projectos em acção no ensino superior: um percurso de práticas convergentes com o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna
    Publication . Sousa, Conceição; Brazão, José Paulo Gomes
    A formação de professores à luz do “processo de Bolonha” reequaciona a função do ensino superior, o papel conferido aos docentes e devolve aos alunos a responsabilização pelos processos de aprendizagem e pelo desenvolvimento de competências, valoriza a envolvência dos alunos em projectos de formação contextualizada, dando ainda oportunidade à construção de experiências significativas. A concretização destes propósitos leva-nos a desenvolver práticas convergentes com o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna assente num projecto democrático de autoformação cooperada na gestão de conteúdos, actividades, materiais, tempos e espaços. Nesta comunicação vamos reflectir uma experiência prática que decorreu entre Outubro de 2007 e Janeiro de 2008, inserida em duas unidades curriculares dos cursos de Licenciatura em Educação de Infância e Licenciatura e do Educação Básica, da Universidade da Madeira, tentando avaliar os ganhos e as dificuldades obtidas nesse trabalho.
  • Dialogando acerca do gênero, da sexualidade e dos corpos em contexto acadêmico: uma possibilidade de inovação pedagógica?
    Publication . Oliveira, Anselmo Lima de; Brazão, José Paulo Gomes; Dias, Alfrancio Ferreira
    Bodies and sexualities are present in universities, but, even so, they continue to be denied and displaced to social silence. Building dialogues with the academic-scientific community can change traditional scenarios about the aforementioned themes and open possibilities for pedagogical innovation. The purpose, in this article, is evident in outlining theoretical and methodological approaches regarding the affirmation of sexuality, body and gender, in the academic context. Anchored in post-critical studies, we will seek to dialogue with authors of significant scope, such as: Michel Foucault, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, Beatriz Dounis and Carlos Fino.
  • O construcionismo como proposta de inovação pedagógica
    Publication . Sousa, Maria do Carmo; Brazão, Paulo
    O paradigma newtoniano-cartesiano apresenta uma visão reducionista do conhecimento. Numa ruptura paradigmática o construtivismo surge como explicação teórica afirmando que o conhecimento é construído na interação do sujeito com o objeto de estudo, numa relação dialógica, com a mediação do educador. No presente estudo, ‘o construcionismo apresenta-se como proposta de inovação pedagógica’. A presente pesquisa teve como objetivo saber se o uso das tecnologias educativas numa concepção construcionista promovem ou não inovação pedagógica na disciplina matemática, numa turma de nono ano do ensino médio. Constatamos que o construcionismo propõe o desenvolvimento cognitivo dos aprendizes tornando-os aptos para novas aprendizagens, com ou sem o uso das tecnologias educativas. Defendemos a concepção construcionista como inovação pedagógica, com o foco nas práticas pedagógicas, visando a construção de conhecimento significativo e funcional para a vida.