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- Educação e democracia: utopia por realizar?Publication . Sousa, Jesus MariaEstando nós a celebrar o centenário da publicação do livro de John Dewey - Democracy and Educationà,àdesejo,àuaàpieiaàpateàdaà intervenção, analisar o seu conceito de ideal democrático de educação a partir da discussão que ele traz sobre a filosofia de educação platónica, a dicotomia rousseauniana natureza-sociedade, e a função social (ou mais restritamente nacional) da educação debatida na Alemanha prussiana de inícios do século XIX. Levantando questões sobre os fins últimos da educação e entendendo a democracia como mais do que uma forma de governo, Dewey considera ueàessesàfisàoàpodeàestaààeàdoàaasoàouàdoàapihoàp.à.à Se se desejaàuaà soiedadeàseàaeiasàdeà lasse,àaçaà eàteitioà aioalà p.,à eà ueà todosà possaà patiipaà eà igualdadeà deà circunstâncias numa relação livre e estimulada pela diversidade de participação, tendo em vista o interesse comum partilhado que lhes confere coesão, essa função só pode ser assumida pelo Estado, através da escola pública. É por isso minha intenção, numa segunda parte, confrontar o ideal democrático de educação defendido por Dewey com o processo de menorização a que se tem assistido do sistema público de educação, no nosso País, com particular relevância na organização curricular e suas práticas, fazendo perder de vista essa compreensão holística do verdadeiro propósito da educação.
- Dewey no ecrã: a educação e a democracia sob resgatePublication . Brazão, Paulo
- Os verbos operativos na melhoria cognitiva e na aprendizagem dos alunos: dossiê de atividadesPublication . Sousa, Alcina de; Rodrigues, António; Almeida, Elisete
- A didática nas atividades de adaptação ao meio - aprender nósPublication . Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, João; Simões, Joana; Lopes, HelderNum conceito atual de educação onde se pretende o desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo é fundamental que as metodologias utilizadas permitam que a aprendizagem do aluno se centre na capacidade de resolução de problemas e não na reprodução/imitação de técnicas. Nas atividades de adaptação ao meio há uma permanente necessidade do indivíduo se relacionar com o contexto e adaptar-se de modo a dar respostas adequadas, o que faz com que esta problemática ganhe ainda maior enfase. No estudo realizado caraterizámos dois tipos de processos de ensinar nós e aplicámo-los a uma situação concreta analisando os resultados obtidos na capacidade de resolução de problemas. Com base nestes dados relacionámos as implicações destes processos na formação do indivíduo e as vantagens e desvantagens de cada um deles.
- Escola inclusiva, escola democrática: os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEEPublication . Moedas, Rute; Fraga, Nuno
- Dewey, Papert, construcionismo e currículoPublication . Fino, Carlos Nogueira
- A personalização do processo pedagógico - a perceção dos alunosPublication . Lopes, Helder; Simões, Joana; Vicente, António; Prudente, João; Fernando, CatarinaEducar é desenvolver as capacidades e potencialidades de cada um e não formatar em função de padrões pré-estabelecidos. Contudo, o sistema educativo continua, predominantemente, entrincheirado e aprisionado numa escola do século XIX. Não são de hoje as reflexões e propostas para alterar este estado de coisas (veja-se por exemplo, Dewey e Montessori), sendo que atualmente muitos alegam que apesar dos constrangimentos institucionais já fizeram uma rotura que lhes permite educar de forma personalizada. Realizámos um estudo com alunos universitários para caraterizar a sua perceção sobre os comportamentos que lhes foram solicitados ao longo do percurso escolar e verificámos que, independentemente do nível e ano de escolaridade, maioritariamente a Memorização e a Reprodução foram os mais percecionados, enquanto a Criatividade teve um valor residual. Mais um indicador de que a Escola e a Universidade parecem continuar a preparar para o passado.
- Educação para a democracia: a coerência entre o discurso e a realidadePublication . Pereira, Gorete
- O potencial das atividades náuticas no 1º cicloPublication . Simões, Joana; Lopes, Helder; Vicente, António; Fernando, CatarinaComo nos refere John Dewey, devemos encarar a educação como um instrumento para resolução de problemas. O Desporto é um poderoso meio de transformação e as atividades náuticas um instrumento privilegiado para promover adaptações. Procuramos compreender e perceber qual a importância dada às atividades náuticas nas escolas do 1º ciclo do ensino básico da RAM, como são dinamizadas e compreender quais as suas potencialidades e limitações. As atividades náuticas têm grande potencial educativo pelo que é importante que as mesmas sejam potencializadas no meio escolar. Para que tal se concretize consideramos que a escola tem de mudar, mudando a lógica do próprio processo pedagógico.
- Vivência da democracia em contextos para a infância e conhecimento prático do educadorPublication . Luís, HelenaA ideia de que a vida no jardim de infância deverá organizar-se como um contexto de vida democrática, em que as crianças exercem o seu direito de participarà(Ministério da Educação, 2016) convoca um dos pensamentos de Dewey centrais na concepção e desenvolvimento do currículo em Educação de Infância. Uma imagem da criança como pouco capaz desafia conceções de ensino e aprendizagem em que a participação das crianças é contingente ao desenvolvimento de competências essenciais à plena cidadania. Pretendemos apresentar algumas reflexões a partir de um estudo longitudinal sobre teorias práticas pessoais e discutir o seu impacto na formação de educadores.
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