Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
366.94 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A ideia de que a vida no jardim de infância deverá organizar-se como um contexto de vida democrática, em que as crianças exercem o seu direito de participarà(Ministério da Educação, 2016) convoca um dos pensamentos de Dewey centrais na concepção e desenvolvimento do currículo em Educação de Infância. Uma imagem da criança como pouco capaz desafia conceções de ensino e aprendizagem em que a participação das crianças é contingente ao desenvolvimento de competências essenciais à plena cidadania. Pretendemos apresentar algumas reflexões a partir de um estudo longitudinal sobre teorias práticas pessoais e discutir o seu impacto na formação de educadores.
Description
Keywords
Educação de infância Teorias práticas pessoais Democracia . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Vivência da democracia em contextos para a infância e conhecimento prático do educador / Helena Luís - In: (Contra) tempos de educação e democracia, evocando John Dewey/ org. Carlos Nogueira Fino, Jesus Maria Sousa. - CIE-UMa - Funchal: Centro de Investigação em Educação, 2017. - ISBN 978-989-20-8028-4. - p. 125-139.
Publisher
Centro de Investigação em Educação, Universidade da Madeira