Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Vivência da democracia em contextos para a infância e conhecimento prático do educador

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A ideia de que a vida no jardim de infância deverá organizar-se como um contexto de vida democrática, em que as crianças exercem o seu direito de participarà(Ministério da Educação, 2016) convoca um dos pensamentos de Dewey centrais na concepção e desenvolvimento do currículo em Educação de Infância. Uma imagem da criança como pouco capaz desafia conceções de ensino e aprendizagem em que a participação das crianças é contingente ao desenvolvimento de competências essenciais à plena cidadania. Pretendemos apresentar algumas reflexões a partir de um estudo longitudinal sobre teorias práticas pessoais e discutir o seu impacto na formação de educadores.

Description

Keywords

Educação de infância Teorias práticas pessoais Democracia . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Vivência da democracia em contextos para a infância e conhecimento prático do educador / Helena Luís - In: (Contra) tempos de educação e democracia, evocando John Dewey/ org. Carlos Nogueira Fino, Jesus Maria Sousa. - CIE-UMa - Funchal: Centro de Investigação em Educação, 2017. - ISBN 978-989-20-8028-4. - p. 125-139.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Investigação em Educação, Universidade da Madeira

CC License