Publication
Vivência da democracia em contextos para a infância e conhecimento prático do educador
dc.contributor.author | Luís, Helena | |
dc.date.accessioned | 2018-06-07T11:18:21Z | |
dc.date.available | 2020-10-01T00:30:10Z | |
dc.date.issued | 2017-10 | |
dc.description.abstract | A ideia de que a vida no jardim de infância deverá organizar-se como um contexto de vida democrática, em que as crianças exercem o seu direito de participarà(Ministério da Educação, 2016) convoca um dos pensamentos de Dewey centrais na concepção e desenvolvimento do currículo em Educação de Infância. Uma imagem da criança como pouco capaz desafia conceções de ensino e aprendizagem em que a participação das crianças é contingente ao desenvolvimento de competências essenciais à plena cidadania. Pretendemos apresentar algumas reflexões a partir de um estudo longitudinal sobre teorias práticas pessoais e discutir o seu impacto na formação de educadores. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Vivência da democracia em contextos para a infância e conhecimento prático do educador / Helena Luís - In: (Contra) tempos de educação e democracia, evocando John Dewey/ org. Carlos Nogueira Fino, Jesus Maria Sousa. - CIE-UMa - Funchal: Centro de Investigação em Educação, 2017. - ISBN 978-989-20-8028-4. - p. 125-139. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-20-8028-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1969 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação, Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.relation | Centro de Investigação em Educação | |
dc.subject | Educação de infância | pt_PT |
dc.subject | Teorias práticas pessoais | pt_PT |
dc.subject | Democracia | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Vivência da democracia em contextos para a infância e conhecimento prático do educador | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Centro de Investigação em Educação | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F4083%2F2016/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal (Portugal) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 139 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 125 | pt_PT |
oaire.citation.title | (Contra) tempos de educação e democracia, evocando John Dewey | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | 9295da3f-21a7-4fea-9aae-2560ec7414ee | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 9295da3f-21a7-4fea-9aae-2560ec7414ee |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Vivência da democracia em contextos para a infância.pdf
- Size:
- 366.94 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: