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Estando nós a celebrar o centenário da publicação do livro de John Dewey - Democracy and Educationà,àdesejo,àuaàpieiaàpateàdaà intervenção, analisar o seu conceito de ideal democrático de educação a partir da discussão que ele traz sobre a filosofia de educação platónica, a dicotomia rousseauniana natureza-sociedade, e a função social (ou mais restritamente nacional) da educação debatida na Alemanha prussiana de inícios do século XIX. Levantando questões sobre os fins últimos da educação e entendendo a democracia como mais do que uma forma de governo, Dewey considera ueàessesàfisàoàpodeàestaààeàdoàaasoàouàdoàapihoàp.à.à Se se desejaàuaà soiedadeàseàaeiasàdeà lasse,àaçaà eàteitioà aioalà p.,à eà ueà todosà possaà patiipaà eà igualdadeà deà circunstâncias numa relação livre e estimulada pela diversidade de participação, tendo em vista o interesse comum partilhado que lhes confere coesão, essa função só pode ser assumida pelo Estado, através da escola pública. É por isso minha intenção, numa segunda parte, confrontar o ideal democrático de educação defendido por Dewey com o processo de menorização a que se tem assistido do sistema público de educação, no nosso País, com particular relevância na organização curricular e suas práticas, fazendo perder de vista essa compreensão holística do verdadeiro propósito da educação.
Description
Keywords
Ideal democrático de educação Escola pública Currículo John Dewey 1859-1952 . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Educação e democracia: utopia por realizar? / Jesus Maria Sousa - In: (Contra) tempos de educação e democracia, evocando John Dewey/ org. Carlos Nogueira Fino, Jesus Maria Sousa. - CIE-UMa - Funchal: Centro de Investigação em Educação, 2017. - ISBN 978-989-20-8028-4. - p. 7-20.
Publisher
Centro de Investigação em Educação, Universidade da Madeira