dc.contributor.author | Sousa, Jesus Maria | |
dc.date.accessioned | 2018-06-05T14:41:02Z | |
dc.date.available | 2020-10-01T00:30:10Z | |
dc.date.issued | 2017-10 | |
dc.description.abstract | Estando nós a celebrar o centenário da publicação do livro de John Dewey - Democracy and Educationà,àdesejo,àuaàpieiaàpateàdaà intervenção, analisar o seu conceito de ideal democrático de educação a partir da discussão que ele traz sobre a filosofia de educação platónica, a dicotomia rousseauniana natureza-sociedade, e a função social (ou mais restritamente nacional) da educação debatida na Alemanha prussiana de inícios do século XIX. Levantando questões sobre os fins últimos da educação e entendendo a democracia como mais do que uma forma de governo, Dewey considera ueàessesàfisàoàpodeàestaààeàdoàaasoàouàdoàapihoàp.à.à Se se desejaàuaà soiedadeàseàaeiasàdeà lasse,àaçaà eàteitioà aioalà p.,à eà ueà todosà possaà patiipaà eà igualdadeà deà circunstâncias numa relação livre e estimulada pela diversidade de participação, tendo em vista o interesse comum partilhado que lhes confere coesão, essa função só pode ser assumida pelo Estado, através da escola pública. É por isso minha intenção, numa segunda parte, confrontar o ideal democrático de educação defendido por Dewey com o processo de menorização a que se tem assistido do sistema público de educação, no nosso País, com particular relevância na organização curricular e suas práticas, fazendo perder de vista essa compreensão holística do verdadeiro propósito da educação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Educação e democracia: utopia por realizar? / Jesus Maria Sousa - In: (Contra) tempos de educação e democracia, evocando John Dewey/ org. Carlos Nogueira Fino, Jesus Maria Sousa. - CIE-UMa - Funchal: Centro de Investigação em Educação, 2017. - ISBN 978-989-20-8028-4. - p. 7-20. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-20-8028-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1960 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação, Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.relation | Centro de Investigação em Educação | |
dc.subject | Ideal democrático de educação | pt_PT |
dc.subject | Escola pública | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | John Dewey 1859-1952 | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Educação e democracia: utopia por realizar? | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Centro de Investigação em Educação | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F4083%2F2016/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 20 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 7 | pt_PT |
oaire.citation.title | (Contra) tempos de educação e democracia, evocando John Dewey | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Sousa | |
person.givenName | Jesus Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 6213-31CC-FF2E | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1931-8858 | |
person.identifier.rid | A-7543-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7202617780 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6f9489d9-eb5e-4d10-ad57-552a22535581 | |
relation.isProjectOfPublication | 9295da3f-21a7-4fea-9aae-2560ec7414ee | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 9295da3f-21a7-4fea-9aae-2560ec7414ee |