Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
299.44 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Bodies and sexualities are present in universities, but, even so, they continue to be denied and
displaced to social silence. Building dialogues with the academic-scientific community can
change traditional scenarios about the aforementioned themes and open possibilities for
pedagogical innovation. The purpose, in this article, is evident in outlining theoretical and
methodological approaches regarding the affirmation of sexuality, body and gender, in the
academic context. Anchored in post-critical studies, we will seek to dialogue with authors of
significant scope, such as: Michel Foucault, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, Beatriz Dounis
and Carlos Fino.
Os corpos e as sexualidades estão presentes nas universidades, mas, ainda assim, continuam sendo negados e deslocados ao silenciamento social. Construir diálogos com a comunidade acadêmico-científica pode alterar cenários tradicionais acerca das citadas temáticas e abrir possibilidades à inovação pedagógica. O propósito, neste artigo, evidencia-se em delinear aproximações teórico-metodológicas a respeito da afirmação da sexualidade, do corpo e do gênero, no contexto acadêmico. Ancorados nos estudos pós-críticos, buscaremos dialogar com autores de significativa envergadura, como: Michel Foucault, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, Beatriz Dounis e Carlos Fino.
Os corpos e as sexualidades estão presentes nas universidades, mas, ainda assim, continuam sendo negados e deslocados ao silenciamento social. Construir diálogos com a comunidade acadêmico-científica pode alterar cenários tradicionais acerca das citadas temáticas e abrir possibilidades à inovação pedagógica. O propósito, neste artigo, evidencia-se em delinear aproximações teórico-metodológicas a respeito da afirmação da sexualidade, do corpo e do gênero, no contexto acadêmico. Ancorados nos estudos pós-críticos, buscaremos dialogar com autores de significativa envergadura, como: Michel Foucault, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, Beatriz Dounis e Carlos Fino.
Description
Keywords
Body Education Gender Pedagogical innovation Sexuality Corpo Educação Gênero Inovação pedagógica Sexualidade . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Oliveira, A. L., Brazão, J. P. G., & Dias, A. F. (2021). Dialogando acerca do gênero, da sexualidade e dos corpos em contexto acadêmico: uma possibilidade de inovação pedagógica?. Journal of Research and Knowledge Spreading, 2(1), e12484-e12484.
Publisher
Universidade Federal de Alagoas