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- Representações dos professores, cultura da escola e inovação pedagógica: um estudo de casoPublication . Ferreira, Luís Timóteo Barros
- Depois do leviatã. Modelos de estado, currículo e inovaçãoPublication . Ferreira, Luís Timóteo BarrosNeste texto pretendo discutir, com brevidade, as relações complexas entre a concretização histórica de modelos de Estado, da instituição escolar e os discursos curriculares que valorizam a mudança e a inovação. A constituição de sistemas educativos complexos é indissociável do processo de formação e de racionalização dos estados-nação. No entanto, a despeito da quase universalidade e grande estabilidade de um paradigma escolar ocidental, os Estados estabelecem diferentes modelos de relacionamento com a educação e formação, desde o financiamento ao controle sobre o currículo. O Tratado da União Europeia colocou o princípio da subsidiariedade no centro do projecto europeu, resultando implicações complexas para o papel do Estado que emerge da construção europeia e que transportam para dentro dos países a relação que a União estabelece com aqueles. O problema (educacional, curricular e pedagógico) que importa perspectivar pode ser assim formulado: Como promover e apoiar a inovação sem que a regulação do Estado impeça a liberdade indispensável àquela mesma inovação?