Loading...
8 results
Search Results
Now showing 1 - 8 of 8
- A crise da educação físicaPublication . Simões, Joana; Fernando, Catarina; Barros, Catarina; Aguiar, Igor; Lopes, Helder
- A cultura motora como polo atractor da mudança da escolaPublication . Lopes, Helder; Gouveia, Elvio; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Prudente, João; Fernando, Catarina; Rodrigues, AnaA dimensão sociocultural e integradora do desporto é uma poderosa ferramenta de transformação da Escola. Como matéria de ensino, é um meio privilegiado da compreensão do mundo a partir da exploração e conhecimento dos limites do próprio corpo enquanto ser bio-psicosociocultural. Tendo em conta que a maioria dos alunos refere gostar das aulas de Educação Física (73.6%), numa percentagem superior aos que gostam da Escola (38.6%) (Lopes et al., 2018), com o Projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar” criámos condições para uma abordagem transdisciplinar potenciando intervenções pedagógicas que desenvolvam de forma lúdica e competitiva, atitudes e valores transversais a diferentes contextos socioculturais.
- Oportunidades na educação física em tempo de crisePublication . Barros, Catarina; Lopes, Hélder; Simões, Joana; Aguiar, Igor; Fernando, Catarina
- A personalização da aprendizagem nas atividades desportivas de adaptação ao meioPublication . Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, João; Lopes, HelderA necessidade de personalizar a aprendizagem do aluno, tornando-o o centro do processo com vista ao desenvolvimento das suas capacidades e potencialidades, é uma premissa consensual. Contudo, nem sempre a praxis é coerente com o quadro conceptual (QC) defendido. O nosso objetivo é ilustrar formas de atuação coerentes com este QC, e aplicar a situações de atividades de adaptação ao meio pressupostos como: i) Compreensão funcional das atividades; ii) Lógica assente em princípios ativos com vista à resolu ção de problemas; e iii) A utilização de uma metodologia de Diagnóstico/Prescri ção/Controlo como estratégia de intervenção. Através da demonstração da utilização deste conjunto de instrumentos preten demos contribuir para a identificação de estratégias de intervenção compatíveis com o QC apresentado.
- A educação física e as evoluções tecnológicasPublication . Aguiar, Igor; Fernando, Catarina; Barros, Catarina; Simões, Joana; Lopes, Helder
- A educação física numa escola pública de qualidadePublication . Pereira, António; Lopes, Helder; Fernando, Catarina
- O apoio laboratorial nas aulas de educação físicaPublication . Aguiar, Igor; Fernando, Catarina; Simões, Joana; Lopes, Helder
- Criatividade na educação física - que importância para o futuro da escola pública?Publication . Simões, Joana; Fernando, Catarina; Lopes, Helder