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Research Project
Centre for Research in Education and Psychology, University of Évora
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Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um caminho, duas identidades
Publication . Fernandes, Adérita; Correia, Fernando
O Projeto de Doutoramento que agora se apresenta surge no âmbito do 3.º ciclo de
estudos - Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica. O seu objetivo primordial é
constituir-se um esboço, um plano de trabalho que contempla, de forma holística, a
justificação do tema, os objetivos da pesquisa e o respetivo suporte bibliográfico, os
procedimentos metodológicos e o local da investigação.
Assim sendo, a tese de Doutoramento intitular-se-á: «Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um caminho, duas identidades» e centra-se,
portanto, na temática da formação inicial de docentes.
Refira-se que, atualmente, no acesso à carreira docente, a habilitação mínima exigida
é o mestrado. Desta forma, a Universidade da Madeira contempla na sua oferta formativa ao
nível do 2.º ciclo de estudos o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do
Ensino Básico, habilitando, desta forma, os futuros docentes para dois grupos de
recrutamento. Assim, face às especificidades de cada desempenho profissional, com as
possíveis divergências e convergências na caraterização da sua identidade profissional, este
tema pretende promover o debate em torno da possibilidade do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, após uma Licenciatura em Educação Básica
igualmente comum, contribuir para a formação de dois profissionais diferentes: Educador de
Infância e Professor do 1.º Ciclo.
Pretende-se, portanto, compreender de que forma uma formação inicial comum, que
percorre os mesmo trilhos e caminhos, dá origem a duas identidades profissionais docentes.
A partir da análise do perfil específico de desempenho dos EI e professores do 1.º CEB,
assim como do levantamento concetual de identidade profissional, pretende-se constituir um
referencial teórico acerca das possíveis divergências e convergências (O que os afasta? E
aproxima?) sobre o que é ser EI e professor do 1.º CEB. O contexto será aqui uma variável
predominante nesta reflexão, na medida em que que a identidade profissional se constrói em
interação com o meio. Por outro lado, e mais uma vez, retomar-se-á a questão da formação
inicial e da sua influência na formação da identidade profissional docente.
O programa Erasmus+ no ensino regular: uma possibilidade de rutura curricular
Publication . Pereira, Bárbara; Rodrigues, Liliana
O presente artigo visa a apresentação da pesquisa de doutoramento em Ciências da
Educação, Currículo e Inovação Pedagógica da Universidade da Madeira (UMa), que tem
como objetivo principal analisar as dinâmicas dos projetos desenvolvidos numa Escola
Básica dos 2º e 3º Ciclos do Funchal, na Região Autónoma da Madeira (EB1) no âmbito do
Programa Erasmus+, numa perspetiva de inovação curricular.
Após a análise dos normativos da Comissão Europeia para a Educação e as políticas
e práticas educativas nacionais que vão ao encontro do discurso europeu para a educação,
contribuindo para o fenómeno da europeização, será apresentado o Estudo de Caso como
modelo de investigação, bem como as diferentes técnicas de recolha de dados,
nomeadamente a pesquisa documental e a bibliográfica, as notas de campo, as entrevistas,
que terão um papel fundamental na compreensão da questão central do estudo. Pretende se assim, recorrendo a variadas técnicas de investigação, como a análise de conteúdo e a
análise documental, chegar a novas conclusões relativamente ao tema em estudo e perceber
se o programa Erasmus+ no ensino regular leva ou não a uma rutura curricular.
Uma vez que ainda não foi efetuada nenhuma pesquisa deste género, nesta escola,
relativamente aos Projetos do Programa Erasmus+ consideramos pertinente este estudo, de
forma que seja possível a compreensão da questão principal deste trabalho. Ao conhecer as
medidas políticas educativas locais e ao analisar o impacto da implementação das práticas
dos projetos do Programa Erasmus+, na EB1, tenta-se compreender se com projetos desta
natureza está em vista a implementação de uma educação mais ampla, descobrindo de que
forma o currículo está implícito nos mesmos, ou seja, perceber se a escola vai ao encontro
das necessidades dos jovens da pós-modernidade.
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Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
6817 - DCRRNI ID
Funding Award Number
UIDB/04312/2020