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Research Project

Centre for Research in Education and Psychology, University of Évora

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Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um caminho, duas identidades
Publication . Fernandes, Adérita; Correia, Fernando
O Projeto de Doutoramento que agora se apresenta surge no âmbito do 3.º ciclo de estudos - Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica. O seu objetivo primordial é constituir-se um esboço, um plano de trabalho que contempla, de forma holística, a justificação do tema, os objetivos da pesquisa e o respetivo suporte bibliográfico, os procedimentos metodológicos e o local da investigação. Assim sendo, a tese de Doutoramento intitular-se-á: «Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um caminho, duas identidades» e centra-se, portanto, na temática da formação inicial de docentes. Refira-se que, atualmente, no acesso à carreira docente, a habilitação mínima exigida é o mestrado. Desta forma, a Universidade da Madeira contempla na sua oferta formativa ao nível do 2.º ciclo de estudos o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, habilitando, desta forma, os futuros docentes para dois grupos de recrutamento. Assim, face às especificidades de cada desempenho profissional, com as possíveis divergências e convergências na caraterização da sua identidade profissional, este tema pretende promover o debate em torno da possibilidade do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, após uma Licenciatura em Educação Básica igualmente comum, contribuir para a formação de dois profissionais diferentes: Educador de Infância e Professor do 1.º Ciclo. Pretende-se, portanto, compreender de que forma uma formação inicial comum, que percorre os mesmo trilhos e caminhos, dá origem a duas identidades profissionais docentes. A partir da análise do perfil específico de desempenho dos EI e professores do 1.º CEB, assim como do levantamento concetual de identidade profissional, pretende-se constituir um referencial teórico acerca das possíveis divergências e convergências (O que os afasta? E aproxima?) sobre o que é ser EI e professor do 1.º CEB. O contexto será aqui uma variável predominante nesta reflexão, na medida em que que a identidade profissional se constrói em interação com o meio. Por outro lado, e mais uma vez, retomar-se-á a questão da formação inicial e da sua influência na formação da identidade profissional docente.
O programa Erasmus+ no ensino regular: uma possibilidade de rutura curricular
Publication . Pereira, Bárbara; Rodrigues, Liliana
O presente artigo visa a apresentação da pesquisa de doutoramento em Ciências da Educação, Currículo e Inovação Pedagógica da Universidade da Madeira (UMa), que tem como objetivo principal analisar as dinâmicas dos projetos desenvolvidos numa Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Funchal, na Região Autónoma da Madeira (EB1) no âmbito do Programa Erasmus+, numa perspetiva de inovação curricular. Após a análise dos normativos da Comissão Europeia para a Educação e as políticas e práticas educativas nacionais que vão ao encontro do discurso europeu para a educação, contribuindo para o fenómeno da europeização, será apresentado o Estudo de Caso como modelo de investigação, bem como as diferentes técnicas de recolha de dados, nomeadamente a pesquisa documental e a bibliográfica, as notas de campo, as entrevistas, que terão um papel fundamental na compreensão da questão central do estudo. Pretende se assim, recorrendo a variadas técnicas de investigação, como a análise de conteúdo e a análise documental, chegar a novas conclusões relativamente ao tema em estudo e perceber se o programa Erasmus+ no ensino regular leva ou não a uma rutura curricular. Uma vez que ainda não foi efetuada nenhuma pesquisa deste género, nesta escola, relativamente aos Projetos do Programa Erasmus+ consideramos pertinente este estudo, de forma que seja possível a compreensão da questão principal deste trabalho. Ao conhecer as medidas políticas educativas locais e ao analisar o impacto da implementação das práticas dos projetos do Programa Erasmus+, na EB1, tenta-se compreender se com projetos desta natureza está em vista a implementação de uma educação mais ampla, descobrindo de que forma o currículo está implícito nos mesmos, ou seja, perceber se a escola vai ao encontro das necessidades dos jovens da pós-modernidade.

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Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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6817 - DCRRNI ID

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UIDB/04312/2020

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