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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo visa a apresentação da pesquisa de doutoramento em Ciências da
Educação, Currículo e Inovação Pedagógica da Universidade da Madeira (UMa), que tem
como objetivo principal analisar as dinâmicas dos projetos desenvolvidos numa Escola
Básica dos 2º e 3º Ciclos do Funchal, na Região Autónoma da Madeira (EB1) no âmbito do
Programa Erasmus+, numa perspetiva de inovação curricular.
Após a análise dos normativos da Comissão Europeia para a Educação e as políticas
e práticas educativas nacionais que vão ao encontro do discurso europeu para a educação,
contribuindo para o fenómeno da europeização, será apresentado o Estudo de Caso como
modelo de investigação, bem como as diferentes técnicas de recolha de dados,
nomeadamente a pesquisa documental e a bibliográfica, as notas de campo, as entrevistas,
que terão um papel fundamental na compreensão da questão central do estudo. Pretende se assim, recorrendo a variadas técnicas de investigação, como a análise de conteúdo e a
análise documental, chegar a novas conclusões relativamente ao tema em estudo e perceber
se o programa Erasmus+ no ensino regular leva ou não a uma rutura curricular.
Uma vez que ainda não foi efetuada nenhuma pesquisa deste género, nesta escola,
relativamente aos Projetos do Programa Erasmus+ consideramos pertinente este estudo, de
forma que seja possível a compreensão da questão principal deste trabalho. Ao conhecer as
medidas políticas educativas locais e ao analisar o impacto da implementação das práticas
dos projetos do Programa Erasmus+, na EB1, tenta-se compreender se com projetos desta
natureza está em vista a implementação de uma educação mais ampla, descobrindo de que
forma o currículo está implícito nos mesmos, ou seja, perceber se a escola vai ao encontro
das necessidades dos jovens da pós-modernidade.
Description
Keywords
Inovação curricular Políticas educativas Europeização Programa Erasmus+ Estudo de caso . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
1. Pereira, B. e Rodrigues, L. (2020). O programa Erasmus+ no ensino regular: uma possibilidade de rutura curricular. In IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores. Aveiro: CIEP-UE. ISBN: 978-972-778-167-6
Publisher
Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora