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Vasconcelos Pereira, Bárbara Alexandra

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  • O programa Erasmus+ no ensino regular: uma possibilidade de rutura curricular
    Publication . Pereira, Bárbara; Rodrigues, Liliana
    O presente artigo visa a apresentação da pesquisa de doutoramento em Ciências da Educação, Currículo e Inovação Pedagógica da Universidade da Madeira (UMa), que tem como objetivo principal analisar as dinâmicas dos projetos desenvolvidos numa Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Funchal, na Região Autónoma da Madeira (EB1) no âmbito do Programa Erasmus+, numa perspetiva de inovação curricular. Após a análise dos normativos da Comissão Europeia para a Educação e as políticas e práticas educativas nacionais que vão ao encontro do discurso europeu para a educação, contribuindo para o fenómeno da europeização, será apresentado o Estudo de Caso como modelo de investigação, bem como as diferentes técnicas de recolha de dados, nomeadamente a pesquisa documental e a bibliográfica, as notas de campo, as entrevistas, que terão um papel fundamental na compreensão da questão central do estudo. Pretende se assim, recorrendo a variadas técnicas de investigação, como a análise de conteúdo e a análise documental, chegar a novas conclusões relativamente ao tema em estudo e perceber se o programa Erasmus+ no ensino regular leva ou não a uma rutura curricular. Uma vez que ainda não foi efetuada nenhuma pesquisa deste género, nesta escola, relativamente aos Projetos do Programa Erasmus+ consideramos pertinente este estudo, de forma que seja possível a compreensão da questão principal deste trabalho. Ao conhecer as medidas políticas educativas locais e ao analisar o impacto da implementação das práticas dos projetos do Programa Erasmus+, na EB1, tenta-se compreender se com projetos desta natureza está em vista a implementação de uma educação mais ampla, descobrindo de que forma o currículo está implícito nos mesmos, ou seja, perceber se a escola vai ao encontro das necessidades dos jovens da pós-modernidade.
  • Construindo a literacia científica: articulação entre a prática pedagógica e o ensino experimental das ciências
    Publication . Fernandes, Adérita; Pereira, Bárbara
    A acelerada mutação da sociedade traduz-se numa mudança por parte de todos os intervenientes do sistema de educação, que tende a ir ao encontro das necessidades dos cidadãos. Nesta perspetiva, em matéria educativa, a nível internacional, são assumidos compromissos e prioridade comuns, entre as quais destacamos a Educação de Qualidade. Segundo a Comissão Europeia, “os professores são a pedra basilar de qualquer renovação da educação científica” (Rocard, 2007, p. 11). Nesta linha de pensamento, a Unidade Curricular de Ensino Experimental das Ciências aliou-se à Prática Pedagógica III na criação de cenários de aprendizagem, que desenvolvam, principalmente, o pensamento crítico, a criatividade e a literacia científica dos estudantes. Assim, serão apresentados alguns cenários de aprendizagem concebidos pelos alunos do 2.º Ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  • Ambiente de aprendizagem emergente: a Escola da Ponte
    Publication . Pereira, Bárbara Rubina Coelho Ramos; Brazão, José Paulo Gomes
    This article aims to question the pedagogical modes of action within the contexts, from a perspective of rupture with the institutionalized model of teaching-learning. It is important to take a close look at critical constructivism, exposing its relationship with emerging learning environments and with pedagogical innovation. We proceed to the presentation of the learning environment present at Escola da Ponte, looking at it as an emergent learning environment in the light of critical constructivism. We conclude that the Fazer a Ponte project is a new pedagogy, which presents itself as disruptive in relation to traditional practices associated with the factory school model, which fosters the development of student skills, namely the capacity for reflection and evaluation, critical thinking and problem solving.
  • O Programa Erasmus+ no ensino regular: uma possibilidade de rutura curricular?
    Publication . Pereira, Bárbara Alexandra Vasconcelos; Góis, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de
    O presente estudo tem por tema o programa Erasmus+ no ensino regular: uma possibilidade de rutura curricular? Nesta investigação são analisados os normativos da Comissão Europeia para a Educação, as políticas e práticas educativas e curriculares nacionais, e explanada a sua confluência com o discurso europeu para a Educação. Ao investigar e analisar os princípios do programa Erasmus+ e as representações dos docentes e dos estudantes das dinâmicas dos projetos desenvolvidos no seu âmbito na Escola_A, debatemos sobre as hipóteses de flexibilidade, mudança e rutura no currículo. Recorremos ao estudo de caso, de abordagem qualitativa de cariz descritivo e interpretativo, com o objetivo principal de analisar as dinâmicas dos projetos desenvolvidos na Escola_A no âmbito do Programa Erasmus+, numa perspetiva de rutura curricular. Tendo como técnicas de recolha de dados a análise documental e as entrevistas semiestruturadas, analisamos e interpretamos os dados e procedemos à sua respetiva triangulação. Assim, ao conhecer as medidas políticas locais, na Escola_A, e ao analisar o impacto da implementação das práticas desses projetos do Programa Erasmus+ chegamos a conclusões relativamente ao tema em estudo. Esta é uma investigação com uma temática original, uma vez que não existem pesquisas avançadas relativas aos Projetos do Programa Erasmus+ no ensino regular a nível regional e nacional. O programa Erasmus+ tem grande relevância na área da Educação e Formação, assumindo-se como a consolidação do projeto político europeu nos seus diferentes níveis e perspetivas. No âmbito educacional, existe uma notória preocupação com as estratégias e ações coerentes e globais de aprendizagem, de modo a reduzir as desigualdades e prevenir a marginalização. O Erasmus+ é fundamental para o desenvolvimento do projeto e identidade europeus. As oportunidades de intercâmbio e de mobilidade, onde se partilha o sentimento de pertença à UE e orgulho das suas origens, traduzem um impacto significativo no currículo.
  • O papel do Erasmus+ na promoção e no desenvolvimento direitos humanos
    Publication . Pereira, Bárbara; Rodrigues, Liliana
    Os projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Erasmus+ levaram-nos a apresentar uma análise preliminar de um conjunto de dados emanados da análise documental, recolhidos da legislação europeia, nomeadamente, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia (UE) e Carta do Conselho da Europa sobre a Educação para a Cidadania Democrática e a Educação para os Direitos Humanos, além dos guias orientadores da Comissão Europeia para o Programa Erasmus+. Esta análise, parte de um trabalho doutoral, é consequência de um estudo de caso numa escola básica da RAM (Região Autónoma da Madeira), que está a ser desenvolvido em Currículo e Inovação Pedagógica, e cujo título é “O Programa Erasmus+ no ensino regular: uma possibilidade de rutura curricular”. Assim, pretendemos, num sentido mais alargado, como objetivo geral, analisar as dinâmicas dos projetos escolares desenvolvidos, no âmbito deste Programa, e o seu impacto numa perspetiva de inovação e de rutura do currículo. Tratando-se de um programa de mobilidade educativa entre os Estados Membros da UE, mas aberto a países terceiros, o Erasmus+ é uma forma de desenvolvimento e de partilha da identidade europeia e é, claramente, uma das políticas europeias mais bem conseguidas, segundo os decisores políticos europeus. Por aqui, pretendemos saber em que medida esta é uma estratégia adaptativa que influencia identidades e de que forma reflete o acesso a mais oportunidades educativas. Mais queremos saber, se a dimensão europeia da educação está patente na formação dos jovens deste estudo caso, numa escola básica da RAM. Por enquanto, neste artigo, como um dos objetivos específicos, iremos construir o debate sobre o papel do Erasmus+ na promoção dos Direitos Humanos (DH). Essa promoção leva-nos a pensar o conceito de mobilidade. Isto é, a mobilidade do Erasmus+ é muito mais que uma experiência física. É uma mobilidade existencial porque é determinante na construção de uma identidade, enquanto cidadãos da Europa num contexto de globalização. Esta mobilidade existencial representa a esperança no nosso futuro como cidadãos do mundo e permite aprender a Europa como ela quer e deve ser. Dada a dimensão de partilha, cooperação e de exemplaridade humanista que caracteriza o Programa Erasmus+ iremos abordar o contributo deste programa para a quebra de hegemonias identitárias e conservadorismos sectários que contradizem o espírito europeu, isto é, a defesa das políticas educativas europeias que buscam recuperar a visão da Educação como possibilidade de liberdade e de dignidade humanas. Em síntese, Educação como defesa dos DH.