Publication
O programa Erasmus+ no ensino regular: uma possibilidade de rutura curricular
dc.contributor.author | Pereira, Bárbara | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Liliana | |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T08:54:35Z | |
dc.date.available | 2024-08-13T08:54:35Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | O presente artigo visa a apresentação da pesquisa de doutoramento em Ciências da Educação, Currículo e Inovação Pedagógica da Universidade da Madeira (UMa), que tem como objetivo principal analisar as dinâmicas dos projetos desenvolvidos numa Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Funchal, na Região Autónoma da Madeira (EB1) no âmbito do Programa Erasmus+, numa perspetiva de inovação curricular. Após a análise dos normativos da Comissão Europeia para a Educação e as políticas e práticas educativas nacionais que vão ao encontro do discurso europeu para a educação, contribuindo para o fenómeno da europeização, será apresentado o Estudo de Caso como modelo de investigação, bem como as diferentes técnicas de recolha de dados, nomeadamente a pesquisa documental e a bibliográfica, as notas de campo, as entrevistas, que terão um papel fundamental na compreensão da questão central do estudo. Pretende se assim, recorrendo a variadas técnicas de investigação, como a análise de conteúdo e a análise documental, chegar a novas conclusões relativamente ao tema em estudo e perceber se o programa Erasmus+ no ensino regular leva ou não a uma rutura curricular. Uma vez que ainda não foi efetuada nenhuma pesquisa deste género, nesta escola, relativamente aos Projetos do Programa Erasmus+ consideramos pertinente este estudo, de forma que seja possível a compreensão da questão principal deste trabalho. Ao conhecer as medidas políticas educativas locais e ao analisar o impacto da implementação das práticas dos projetos do Programa Erasmus+, na EB1, tenta-se compreender se com projetos desta natureza está em vista a implementação de uma educação mais ampla, descobrindo de que forma o currículo está implícito nos mesmos, ou seja, perceber se a escola vai ao encontro das necessidades dos jovens da pós-modernidade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | 1. Pereira, B. e Rodrigues, L. (2020). O programa Erasmus+ no ensino regular: uma possibilidade de rutura curricular. In IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores. Aveiro: CIEP-UE. ISBN: 978-972-778-167-6 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/5803 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora | pt_PT |
dc.relation | Centre for Research in Education and Psychology, University of Évora | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Inovação curricular | pt_PT |
dc.subject | Políticas educativas | pt_PT |
dc.subject | Europeização | pt_PT |
dc.subject | Programa Erasmus+ | pt_PT |
dc.subject | Estudo de caso | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | O programa Erasmus+ no ensino regular: uma possibilidade de rutura curricular | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Centre for Research in Education and Psychology, University of Évora | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04312%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Évora (Portugal) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 251 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 239 | pt_PT |
oaire.citation.title | IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Vasconcelos Pereira | |
person.familyName | Rodrigues | |
person.givenName | Bárbara Alexandra | |
person.givenName | Liliana | |
person.identifier.ciencia-id | 1A10-58FD-6FEB | |
person.identifier.ciencia-id | 0513-E9C4-FE47 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1162-2481 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8388-3042 | |
person.identifier.rid | A-9637-2014 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 122c3d98-aae6-4e8f-a816-5402c08d4976 | |
relation.isAuthorOfPublication | 3b46e971-61c6-4b0d-a6bd-33c6cbbf12a4 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 122c3d98-aae6-4e8f-a816-5402c08d4976 | |
relation.isProjectOfPublication | 5b3842ef-b6d7-4f97-855d-8133b7d3c4ec | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 5b3842ef-b6d7-4f97-855d-8133b7d3c4ec |