Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 53
  • Ensino secundário e as dinâmicas de gestão escolar e curricular na construção de processos de assimilação e adaptação às heterogeneidades
    Publication . Rodrigues, Liliana; Fraga, Nuno
    O ensino secundário, ao se tornar um ensino de massas, tem se organizado e funcionado como um ensino de elites. A sua unificação, longe de produzir uma real igualdade de oportunidades, prorrogou a selecção e a decepção. Ao diversificar, de forma ainda somítica, as modalidades e percursos formativos não foi capaz de produzir efeitos positivos precisamente por estar sobredeterminado pelo academismo e pela desvalorização social. De facto, a frequência das distintas vias do ensino secundário, particularmente o ensino profissional, parece estar marcada pela origem social dos alunos e isto garante a perpetuação da estratificação social. Neste sentido, também urge compreender-se as dinâmicas existentes no microcosmo social, a Escola, analisando possíveis vias de inclusão da diferença, aspecto, subentendido na população estudantil imigrante, tomando como exemplo o caso austríaco em estudo. A Escola subsiste entre um meio interno massificado e caracterizado pelas heterogeneidades dos seus sujeitos activos e um meio externo envolvente, caracterizado pela concepção de optimização e eficiência dos seus participantes. O entendimento da sua orientação educativa consagrada no Projecto Educativo de Escola (PEE) elucida as suas dinâmicas identitárias. É intento desta comunicação avaliar sob a temática “Integração, Assimilação, Educação e Cidadania”, o ponto de vista dos seus agentes, o conceito de heterogeneidade escolar.
  • Políticas públicas do ensino superior universitário português: a compreensão dos significados que os significantes carregam em si
    Publication . Soares, Rogéria Pereira Fernandes; Rodrigues, Liliana; Sousa, Jesus Maria
    O presente estudo, que se enquadra na linha de pesquisa de Currículo do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), faz uma reflexão, em revisão bibliográfica, sobre as implicações das políticas de ensino superior em Portugal em universidades públicas das regiões autônomas, do interior e do litoral, buscando compreender os significados que os significantes das referidas políticas carregam em si, levando em consideração os impactos das mesmas nas instituições de ensino superior de diferentes contextos regionais. Pretende-se compreender a realidade experienciada pelas mesmas, tendo em conta as suas especificidades, face às orientações das políticas de ensino superior adotadas, enquanto organizadoras de reformas educativas.
  • Simulação clínica em enfermagem: inovar para melhores cuidados à comunidade
    Publication . Correia, Fernando Luís de Sousa; Freitas, Gregório Magno de Vasconcelos de; Ribeiro, Norberto Maciel; Góis, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de
    Uma aprendizagem significativa e permanente exige abordagens de ensino aprendizagem a nível cognitivo (Vygotsky, 1991; Jonassen, 2000) e promotoras do desenvolvimento das capacidades e atitudes dos estudantes, valorizando a construção do conhecimento a partir das interações estabelecidas entre os sujeitos (Kincheloe, 2006). Neste sentido, damos o exemplo da simulação clínica em enfermagem, identificada como uma estratégia de ensino-aprendizagem inovadora na construção de conhecimento em contexto (Martins et al., 2014). Os estudantes, futuros educadores para a saúde, após esta experiência, estarão mais habilitados para criar ambientes interativos e envolver as comunidades locais nos seus próprios processos de aprendizagem, promovendo o seu empoderamento na tomada de decisão sobre a sua saúde.
  • Transforming our world, achieving a sustainable development model: The 2030 Agenda and the EU
    Publication . Bissio, Roberto; Casajuana, Carles; Feyter, Koen de; Iapadre, Lelio; Loewe, Markus; Maglio, Fabiana; Prizzon, Annalisa; Rodrigues, Liliana; Rad, Sahart T.
  • O ensino técnico-profissional em Portugal
    Publication . Rodrigues, Liliana
    Este trabalho divide-se em duas partes. Na primeira parte é feito um enquadramento histórico e legal do ensino técnico-profissional em Portugal e a segunda parte é dedicada a uma reflexão crítica sobre esta via de ensino. O ensino técnico-profissional em Portugal implicou numa análise à reforma Veiga Simão, nos anos 70, e aos ideais da Revolução de Abril de 1974, cujas mãos são filhas do fascismo. Deu-se assim a eliminação do ensino técnico e é em 1983, com a Reforma Seabra, que é introduzido em Portugal o conceito de novo vocacionalismo perante a eminente entrada de Portugal na CEE. Em 1989, são criadas as escolas profissionais e um ano antes, 1988, é criado o GETAP (Gabinete de Ensino Tecnológico, Artístico e Profissional). Este mesmo gabinete foi extinto em 1992 por razões políticas e numa altura em que ocorria, na Europa, um forte desinvestimento no ensino profissional. Entre avanços e recuos, através de normativos legais, a implementação desta via de ensino, durante a primeira década do séc. XXI, levou ao relembrar das mãos enquanto filhas do fascismo e criou uma agoniante e dissimulada forma de reprodução social através do currículo.
  • O programa Erasmus+ no ensino regular: uma possibilidade de rutura curricular
    Publication . Pereira, Bárbara; Rodrigues, Liliana
    O presente artigo visa a apresentação da pesquisa de doutoramento em Ciências da Educação, Currículo e Inovação Pedagógica da Universidade da Madeira (UMa), que tem como objetivo principal analisar as dinâmicas dos projetos desenvolvidos numa Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Funchal, na Região Autónoma da Madeira (EB1) no âmbito do Programa Erasmus+, numa perspetiva de inovação curricular. Após a análise dos normativos da Comissão Europeia para a Educação e as políticas e práticas educativas nacionais que vão ao encontro do discurso europeu para a educação, contribuindo para o fenómeno da europeização, será apresentado o Estudo de Caso como modelo de investigação, bem como as diferentes técnicas de recolha de dados, nomeadamente a pesquisa documental e a bibliográfica, as notas de campo, as entrevistas, que terão um papel fundamental na compreensão da questão central do estudo. Pretende se assim, recorrendo a variadas técnicas de investigação, como a análise de conteúdo e a análise documental, chegar a novas conclusões relativamente ao tema em estudo e perceber se o programa Erasmus+ no ensino regular leva ou não a uma rutura curricular. Uma vez que ainda não foi efetuada nenhuma pesquisa deste género, nesta escola, relativamente aos Projetos do Programa Erasmus+ consideramos pertinente este estudo, de forma que seja possível a compreensão da questão principal deste trabalho. Ao conhecer as medidas políticas educativas locais e ao analisar o impacto da implementação das práticas dos projetos do Programa Erasmus+, na EB1, tenta-se compreender se com projetos desta natureza está em vista a implementação de uma educação mais ampla, descobrindo de que forma o currículo está implícito nos mesmos, ou seja, perceber se a escola vai ao encontro das necessidades dos jovens da pós-modernidade.
  • Ethical procedures in scientific research
    Publication . Rodrigues, Liliana
    This work has as its theme the ethical procedures of research and aims to provide a framework of practical guidelines to ensure the protection of all actors involved in the development of scientific knowledge, particularly at the stage of research design and project. This is a theoretical reflection on the ethical dimension of data collection practices and the limits that the researcher should consciously attend to in the scientific research process. For this reflection, I carried out a literature review and a document analysis of several legal documents, highlighting the European directive on data protection. This led to several questions, namely: what documents should be ensured in the research project design process? What is the scope of informed consent and how can anonymity and confidentiality of data be preserved? These and other questions are answered in a thoughtful way for those who understand that there is no science without ethics, nor ethics without conscience. Here the hermeneutic method is the natural choice because it allows the interpretation of questions related to values and principles that must be contextualized. This interpretative analysis requires asking questions related to duty, but also to the norm or law. With this questioning it is hoped that the reader will understand in a systematized way the ethical procedures of research and will be able to draw on a documentary listing of the ethical point of view that will protect the informants, but also the researcher himself and affiliating institutions or participants.
  • Violência doméstica contra as mulheres na Região Autónoma da Madeira
    Publication . Rodrigues, Liliana; Fernandes, Isabel; Fraga, Nuno; Lopes, Sofia
    Em Portugal a violência doméstica tem vindo a merecer maior atenção por parte dos poderes políticos, nomeadamente ao nível das políticas públicas que previnem e combatem o fenómeno. No caso da Região Autónoma da Madeira (RAM) têm sido implementadas diversas estratégias, regionais e locais, para dar resposta à violência doméstica que se foca, principalmente, na violência perpetrada contra as mulheres. O presente trabalho pretende compreender de que forma as políticas públicas na RAM são eficazes na prevenção e no combate à violência doméstica contra as mulheres. Também se pretende perceber de que modo essas políticas se configuram como recomendações efetivas para a mudança/melhoria das políticas públicas e o aumento da consciencialização para esta problemática de todos/as os/as intervenientes. A metodologia adotada para a presente investigação é o estudo de caso, tendo-se optado por combinar instrumentos qualitativos, isto é, entrevistas semiestruturadas e inquéritos por questionário e, tendo-se, posteriormente, procedido à análise documental. Neste sentido, foram entrevistadas: 22 pessoas (onze responsáveis dos municípios, seis das estruturas de apoio à vítima, cinco vítimas de violência doméstica) e quatro entidades da Rede Regional Contra a Violência Doméstica. Foram, ainda, analisadas as notícias publicadas, entre 2021 e 2022, num jornal regional, que continham a expressão “violência doméstica”. Este estudo evidencia que, apesar do percurso trilhado e das conquistas alcançadas na RAM, especialmente desde 2009, com o desenho e implementação do I Plano Regional Contra a Violência Doméstica (PRCVD), ainda persiste a necessidade de implementar e/ou melhorar respostas para prevenir e combater a violência doméstica, tanto a nível regional como local. Neste contexto, foram produzidas recomendações dirigidas a vários sectores/entidades, tendo em vista prevenir e combater este flagelo que coloca em causa a dignidade da pessoa humana e a vida em sociedade.
  • Ensino secundário: a hegemonia do ensino académico
    Publication . Rodrigues, Liliana
    O ensino secundário tem por objectivos fundamentais o desenvolvimento do raciocínio, da reflexão e da curiosidade científica. Assenta ainda na facultação de contactos e experiências com o mundo do trabalho e, como tal, procura favorecer a orientação e formação profissional dos jovens, através da preparação técnica e tecnológica, com vista à entrada no mundo do trabalho. Nesse sentido esse trabalho busca apresentar historicamente o desenvolvimento do ensino secundário e sua hegemonia com o ensino acadêmico em Portugal e na Europa. Apresenta também que a diferenciação uniformizadora do ensino secundário não passa de uma integração situada entre o cientismo e a publicidade. Será mais importante repensar modos de introdução do pensamento crítico no mundo do que instruir para a função especializada no mercado de trabalho. É o momento em que a educação capitalista se assume como adestramento. Quem melhor assegura os resultados neste tirocínio é a ideologia. Por ela são construídos significados por conveniência política, social e económica.