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Advisor(s)
Abstract(s)
O Projeto de Doutoramento que agora se apresenta surge no âmbito do 3.º ciclo de 
estudos - Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica. O seu objetivo primordial é 
constituir-se um esboço, um plano de trabalho que contempla, de forma holística, a 
justificação do tema, os objetivos da pesquisa e o respetivo suporte bibliográfico, os 
procedimentos metodológicos e o local da investigação.
Assim sendo, a tese de Doutoramento intitular-se-á: «Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um caminho, duas identidades» e centra-se, 
portanto, na temática da formação inicial de docentes.
Refira-se que, atualmente, no acesso à carreira docente, a habilitação mínima exigida 
é o mestrado. Desta forma, a Universidade da Madeira contempla na sua oferta formativa ao 
nível do 2.º ciclo de estudos o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do 
Ensino Básico, habilitando, desta forma, os futuros docentes para dois grupos de 
recrutamento. Assim, face às especificidades de cada desempenho profissional, com as 
possíveis divergências e convergências na caraterização da sua identidade profissional, este 
tema pretende promover o debate em torno da possibilidade do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, após uma Licenciatura em Educação Básica 
igualmente comum, contribuir para a formação de dois profissionais diferentes: Educador de 
Infância e Professor do 1.º Ciclo.
Pretende-se, portanto, compreender de que forma uma formação inicial comum, que 
percorre os mesmo trilhos e caminhos, dá origem a duas identidades profissionais docentes. 
A partir da análise do perfil específico de desempenho dos EI e professores do 1.º CEB, 
assim como do levantamento concetual de identidade profissional, pretende-se constituir um 
referencial teórico acerca das possíveis divergências e convergências (O que os afasta? E 
aproxima?) sobre o que é ser EI e professor do 1.º CEB. O contexto será aqui uma variável 
predominante nesta reflexão, na medida em que que a identidade profissional se constrói em 
interação com o meio. Por outro lado, e mais uma vez, retomar-se-á a questão da formação 
inicial e da sua influência na formação da identidade profissional docente.
Description
Keywords
 Formação inicial de docentes.   Mestrado em Educação Pré-Escolar e  Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico   Identidade profissional docente   Educador de infância   Professor do 1.º Ciclo   .   Faculdade de Ciências Sociais 
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
