Publication
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um caminho, duas identidades
dc.contributor.author | Fernandes, Adérita | |
dc.contributor.author | Correia, Fernando | |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T09:08:49Z | |
dc.date.available | 2024-08-13T09:08:49Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | O Projeto de Doutoramento que agora se apresenta surge no âmbito do 3.º ciclo de estudos - Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica. O seu objetivo primordial é constituir-se um esboço, um plano de trabalho que contempla, de forma holística, a justificação do tema, os objetivos da pesquisa e o respetivo suporte bibliográfico, os procedimentos metodológicos e o local da investigação. Assim sendo, a tese de Doutoramento intitular-se-á: «Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um caminho, duas identidades» e centra-se, portanto, na temática da formação inicial de docentes. Refira-se que, atualmente, no acesso à carreira docente, a habilitação mínima exigida é o mestrado. Desta forma, a Universidade da Madeira contempla na sua oferta formativa ao nível do 2.º ciclo de estudos o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, habilitando, desta forma, os futuros docentes para dois grupos de recrutamento. Assim, face às especificidades de cada desempenho profissional, com as possíveis divergências e convergências na caraterização da sua identidade profissional, este tema pretende promover o debate em torno da possibilidade do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, após uma Licenciatura em Educação Básica igualmente comum, contribuir para a formação de dois profissionais diferentes: Educador de Infância e Professor do 1.º Ciclo. Pretende-se, portanto, compreender de que forma uma formação inicial comum, que percorre os mesmo trilhos e caminhos, dá origem a duas identidades profissionais docentes. A partir da análise do perfil específico de desempenho dos EI e professores do 1.º CEB, assim como do levantamento concetual de identidade profissional, pretende-se constituir um referencial teórico acerca das possíveis divergências e convergências (O que os afasta? E aproxima?) sobre o que é ser EI e professor do 1.º CEB. O contexto será aqui uma variável predominante nesta reflexão, na medida em que que a identidade profissional se constrói em interação com o meio. Por outro lado, e mais uma vez, retomar-se-á a questão da formação inicial e da sua influência na formação da identidade profissional docente. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/5804 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora | pt_PT |
dc.relation | Centre for Research in Education and Psychology, University of Évora | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial de docentes. | pt_PT |
dc.subject | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Identidade profissional docente | pt_PT |
dc.subject | Educador de infância | pt_PT |
dc.subject | Professor do 1.º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um caminho, duas identidades | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Centre for Research in Education and Psychology, University of Évora | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04312%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Évora (Portugal) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 333 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 319 | pt_PT |
oaire.citation.title | IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Fernandes | |
person.familyName | Correia | |
person.givenName | Adérita | |
person.givenName | Fernando Luís Sousa | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2561-3797 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9960-9419 | |
person.identifier.rid | A-9740-2014 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e04de0d6-2631-484c-9c64-ac98f66c5bb2 | |
relation.isAuthorOfPublication | 948acc83-d600-4473-8b63-1de04ee77066 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 948acc83-d600-4473-8b63-1de04ee77066 | |
relation.isProjectOfPublication | 5b3842ef-b6d7-4f97-855d-8133b7d3c4ec | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 5b3842ef-b6d7-4f97-855d-8133b7d3c4ec |