Repository logo
 
Publication

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um caminho, duas identidades

dc.contributor.authorFernandes, Adérita
dc.contributor.authorCorreia, Fernando
dc.date.accessioned2024-08-13T09:08:49Z
dc.date.available2024-08-13T09:08:49Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO Projeto de Doutoramento que agora se apresenta surge no âmbito do 3.º ciclo de estudos - Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica. O seu objetivo primordial é constituir-se um esboço, um plano de trabalho que contempla, de forma holística, a justificação do tema, os objetivos da pesquisa e o respetivo suporte bibliográfico, os procedimentos metodológicos e o local da investigação. Assim sendo, a tese de Doutoramento intitular-se-á: «Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um caminho, duas identidades» e centra-se, portanto, na temática da formação inicial de docentes. Refira-se que, atualmente, no acesso à carreira docente, a habilitação mínima exigida é o mestrado. Desta forma, a Universidade da Madeira contempla na sua oferta formativa ao nível do 2.º ciclo de estudos o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, habilitando, desta forma, os futuros docentes para dois grupos de recrutamento. Assim, face às especificidades de cada desempenho profissional, com as possíveis divergências e convergências na caraterização da sua identidade profissional, este tema pretende promover o debate em torno da possibilidade do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, após uma Licenciatura em Educação Básica igualmente comum, contribuir para a formação de dois profissionais diferentes: Educador de Infância e Professor do 1.º Ciclo. Pretende-se, portanto, compreender de que forma uma formação inicial comum, que percorre os mesmo trilhos e caminhos, dá origem a duas identidades profissionais docentes. A partir da análise do perfil específico de desempenho dos EI e professores do 1.º CEB, assim como do levantamento concetual de identidade profissional, pretende-se constituir um referencial teórico acerca das possíveis divergências e convergências (O que os afasta? E aproxima?) sobre o que é ser EI e professor do 1.º CEB. O contexto será aqui uma variável predominante nesta reflexão, na medida em que que a identidade profissional se constrói em interação com o meio. Por outro lado, e mais uma vez, retomar-se-á a questão da formação inicial e da sua influência na formação da identidade profissional docente.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5804
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évorapt_PT
dc.relationCentre for Research in Education and Psychology, University of Évora
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação inicial de docentes.pt_PT
dc.subjectMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectIdentidade profissional docentept_PT
dc.subjectEducador de infânciapt_PT
dc.subjectProfessor do 1.º Ciclopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um caminho, duas identidadespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCentre for Research in Education and Psychology, University of Évora
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04312%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceÉvora (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage333pt_PT
oaire.citation.startPage319pt_PT
oaire.citation.titleIV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de ataspt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameFernandes
person.familyNameCorreia
person.givenNameAdérita
person.givenNameFernando Luís Sousa
person.identifier.orcid0000-0003-2561-3797
person.identifier.orcid0000-0002-9960-9419
person.identifier.ridA-9740-2014
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione04de0d6-2631-484c-9c64-ac98f66c5bb2
relation.isAuthorOfPublication948acc83-d600-4473-8b63-1de04ee77066
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery948acc83-d600-4473-8b63-1de04ee77066
relation.isProjectOfPublication5b3842ef-b6d7-4f97-855d-8133b7d3c4ec
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery5b3842ef-b6d7-4f97-855d-8133b7d3c4ec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mestrado em educação pré-escolar e ensino.pdf
Size:
872.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: