Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

Center of Classical and Humanistic Studies of the Faculty of Letters

Authors

Publications

Arete and sophia dans le traité de De uirtute morali de Plutarque
Publication . Pinheiro, Joaquim
Taking as a starting point the ethical and psychological argumentation that Plutarch develops in the treatise De uirtute morali, this paper will propose a double reflection on the complex relation between arete and sophia. On the one hand, the focus of interest will be the theoretical dimension of these concepts. On the other hand, it will be the realization of virtue in and through action. It will thus be necessary to underline the contribution of this treatise to the setting up of the figure of the ideal politician: one who participates actively in political action, but does so while implementing wisdom (sophia and phronesis, depending on the circumstances).
Sobre comer carne
Publication . Pinheiro, Joaquim; Plutarco
O tratado De esu carnium (Sobre comer carne) chegou-nos na forma de dois logoi, com múltiplas lacunas, sobretudo o segundo logos. Recuperando temáticas já desenvolvidas pela doutrina pitagórica, por Xenócrates, por Teofrasto ou pelos Estóicos, Plutarco argumenta sobre a natureza dos seres vivos, no âmbito da relação entre homem e animal. À semelhança de outros tratados do corpus plutarcheum, como Bruta animalia ratione uti (Os animais são racionais), mais conhecido por Gryllus (Grilo), ou o De sollertia animalium (Sobre a inteligência dos animais), a narrativa desenvolve-se em torno de questões relacionadas com a natureza e a psicologia dos animais, como a possibilidade de existir virtude e razão entre os animais, defendendo Plutarco a philanthropia e a generosidade com que se deve tratar todos os seres vivos, opondo-se, dessa forma, ao simples utilitarismo ou ao problemático princípio da necessidade. Sendo um dos tratados zoológicos, o De esu carnium é também um texto de carácter retórico pelo facto de Plutarco construir, por oposição aos Estóicos, uma teoria argumentativa que sustenta a ideia de que comer carne é παρὰ φύσιν (‘contra a natureza’).

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

6817 - DCRRNI ID

Funding Award Number

UID/ELT/00196/2019

ID