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Programa de competências sociais e o seu impacto em adultos com incapacidade intelectual

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A competência social é um conceito multidimensional que pressupõe um conjunto de habilidades sociais adequadas a um determinado contexto social. Nos últimos tempos, os programas de treino de competências sociais, surgem com o propósito de desenvolver as relações interpessoais. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo principal avaliar o impacto de um programa de treino de competências sociais em adultos com incapacidade intelectual ligeira e moderada, através de um plano quasi-experimental. Como instrumento de avaliação de pré-teste e pós-teste, foi administrado o "Questionário de Habilidades de Interação Social [CHIS]", tendo-se estudado as suas qualidades psicométricas para a população Portuguesa de adultos com incapacidade intelectual. Para o estudo empírico, recorremos a uma amostra de conveniência, constituída por 16 participantes todos do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 20 e os 37 anos, que se distribuíram de igual modo, por um grupo experimental e por um grupo de controlo. Com os participantes do grupo experimental foi desenvolvido um programa centrado nas habilidades de conversação, habilidades de assertividade, habilidades de resolução de problemas, habilidades sociais básicas e habilidades para fazer amigos. Os resultados obtidos na participação do programa, referentes à escala total, indicam um aumento nas habilidades sociais nos adultos com incapacidade intelectual, bem como nas subescalas de habilidades de conversação, de habilidades de resolução de problemas e nas habilidades sociais básicas. Os resultados globais, embora não possam ser generalizados, permitem concluir que o efeito do programa é muito elevado.
Social competence is a multidimensional concept that presupposes a set of social skills appropriate to a given social context. In recent times, social skills training programs have emerged with the purpose of developing interpersonal relationships. In this sense, the main objective of this study was to evaluate the impact of a social skills training program on adults with mild and moderate intellectual disabilities, through a quasi-experimental plan. As a pre-test and post-test evaluation instrument, the "Social Interaction Skills Questionnaire [CHIS]" was administered, and its psychometric qualities for the Portuguese population of adults with intellectual disabilities were studied. For the empirical study, we used a convenience sample, consisting of 16 participants, all female, aged between 20 and 37 years, who were equally distributed, by an experimental group and by a control group. With the participants of the experimental group a program was developed focusing on conversational skills, assertiveness skills, problem-solving skills, basic social skills and friends-making skills. The results obtained in program participation, referring to the total scale, indicate an increase in social skills in adults with intellectual disability, as well as in the subscales of conversation skills, problem solving skills and basic social skills. The overall results, although they can`t be generalized, show that the effect of the program is very high.

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Habilidades sociais Incapacidade intelectual Programas de treino de competências sociais Social skills Intellectual disability Social skills training programs Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades

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