Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
9.88 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
More and more automation is becoming available in cars with the objective of ultimately making the
driver just another passenger in the vehicle. However, before getting to that point, which is still very
much in the distant future, any automated driving system will need to coexist with the driver, handing
back control when the automation can not handle a situation it faces. Yet, in some situations, the driver
may not be fully ready to take back control of the vehicle, since one of the big benefits that automation
in the car will bring is the possibility of undertaking more complex non-driving tasks when the automated
system is driving the vehicle, which might cause a loss of situational awareness.
Safe driving requires significant situational awareness and a control that becomes almost subcon scious to the driver when in said driving task, but if the driver is engaging in non-driving related tasks
when the automation is active, he/she may lose the situational awareness needed to resume the driving
task. It’s with this in mind we propose two new designs of the takeover request (TOR), through the use
of Augmented Reality (AR), to help the driver regain that situational awareness, without sacrificing the
driver’s recovery of the control of the vehicle. This way the driver can safely take back control, given a
non-critical situation that the autonomous system can not handle.
Cada vez mais automac¸ao est ˜ a dispon ´ ´ıvel nos automoveis, com o objetivo distante de tornar o con- ´ dutor simplesmente outro passageiro no ve´ıculo. No entanto, antes de chegar a esse ponto no futuro distante, qualquer sistema de conduc¸ao aut ˜ onomo ter ´ a de coexistir com o condutor, devolvendo controlo ´ quando a automac¸ao n ˜ ao conseguir lidar com a situac¸ ˜ ao que enfrenta. Contudo, em algumas situac¸ ˜ oes ˜ o condutor podera n ´ ao estar completamente pronto para resumir controlo do ve ˜ ´ıculo, visto que um dos grandes benef´ıcios que a automac¸ao no carro trar ˜ a´ e a possibilidade de fazer outras tarefas, n ´ ao˜ relacionadas com a conduc¸ao, mais complexas enquanto o sistema aut ˜ onomo conduz o ve ´ ´ıculo, e isto podera provocar uma perda de compreens ´ ao da situac¸ ˜ ao. ˜ Uma conduc¸ao segura requer uma boa compreens ˜ ao da situac¸ ˜ ao e um controlo do ve ˜ ´ıculo que quase se torna subconsciente para o condutor quando este conduz, mas se o condutor fazer outras tarefas nao relacionadas com a conduc¸ ˜ ao enquanto a automac¸ ˜ ao est ˜ a ativa, ele/ela poder ´ a perder a ´ consciencia da situac¸ ˆ ao necess ˜ aria para resumir a tarefa de conduc¸ ´ ao Tendo em conta estes pontos ˜ propomos dois novos desenhos do ˆ takeover request (TOR), com o uso de Realidade Aumentada (AR), para ajudar o condutor a recuperar essa consciencia da situac¸ ˆ ao sem sacrificar a recuperac¸ ˜ ao do ˜ controlo do ve´ıculo por parte do condutor. Desta maneira o condutor podera resumir controlo do ve ´ ´ıculo com seguranc¸a face a uma situac¸ao n ˜ ao-cr ˜ ´ıtica que o sistema autonomo n ´ ao consegue manobrar.
Cada vez mais automac¸ao est ˜ a dispon ´ ´ıvel nos automoveis, com o objetivo distante de tornar o con- ´ dutor simplesmente outro passageiro no ve´ıculo. No entanto, antes de chegar a esse ponto no futuro distante, qualquer sistema de conduc¸ao aut ˜ onomo ter ´ a de coexistir com o condutor, devolvendo controlo ´ quando a automac¸ao n ˜ ao conseguir lidar com a situac¸ ˜ ao que enfrenta. Contudo, em algumas situac¸ ˜ oes ˜ o condutor podera n ´ ao estar completamente pronto para resumir controlo do ve ˜ ´ıculo, visto que um dos grandes benef´ıcios que a automac¸ao no carro trar ˜ a´ e a possibilidade de fazer outras tarefas, n ´ ao˜ relacionadas com a conduc¸ao, mais complexas enquanto o sistema aut ˜ onomo conduz o ve ´ ´ıculo, e isto podera provocar uma perda de compreens ´ ao da situac¸ ˜ ao. ˜ Uma conduc¸ao segura requer uma boa compreens ˜ ao da situac¸ ˜ ao e um controlo do ve ˜ ´ıculo que quase se torna subconsciente para o condutor quando este conduz, mas se o condutor fazer outras tarefas nao relacionadas com a conduc¸ ˜ ao enquanto a automac¸ ˜ ao est ˜ a ativa, ele/ela poder ´ a perder a ´ consciencia da situac¸ ˆ ao necess ˜ aria para resumir a tarefa de conduc¸ ´ ao Tendo em conta estes pontos ˜ propomos dois novos desenhos do ˆ takeover request (TOR), com o uso de Realidade Aumentada (AR), para ajudar o condutor a recuperar essa consciencia da situac¸ ˆ ao sem sacrificar a recuperac¸ ˜ ao do ˜ controlo do ve´ıculo por parte do condutor. Desta maneira o condutor podera resumir controlo do ve ´ ´ıculo com seguranc¸a face a uma situac¸ao n ˜ ao-cr ˜ ´ıtica que o sistema autonomo n ´ ao consegue manobrar.
Description
Keywords
Veículos autónomos Transferência de controlo Realidade aumentada Consciência da situação Automated vehicles Transfer of control Takeover Augmented reality Situation awareness Informatics Engineering . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia