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Uma ferramenta interativa baseada em jogos para aprendizagem colaborativa

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
dc.contributor.advisorBadia, Sergi Bermúdez i
dc.contributor.advisorPombo, Dora Aguin
dc.contributor.authorFaria, José Adriano Fernandes
dc.date.accessioned2017-09-22T09:09:17Z
dc.date.available2017-10-22T00:30:08Z
dc.date.issued2017-05-22
dc.description.abstractJá existe uma grande quantidade de jogos didáticos computacionais. Contudo a maior parte destes jogos só podem ser utilizados numa disciplina ou tema, e as tarefas que o compõem não podem ser alteradas sem a intervenção do programador. O que nós propomos é um jogo computacional em 3D que possa ser utilizado por mais do que um tema ou disciplina e cujas tarefas pedagógicas podem ser elaboradas pelo próprio educador A execução deste projeto envolveu o Museu da Baleia da Madeira e Faculdade de Ciências da Vida. No museu realizam-se várias atividades pedagógicas sobre a temática dos cetáceos com as crianças do 1º e 2º ciclo que visitam este museu. A análise destas atividades serviu como ponto de partida para a elaboração das tarefas disponibilizadas pela nossa aplicação. A contextualização desta aplicação baseouse nas metas curriculares do estudo do meio para o 3º e 4º ano de escolaridade e teve o apoio da regente da Unidade Curricular de Didática da Biologia, Professora Dora Pombo, docente da FCA. O resultado do nosso projeto é uma aplicação pedagógica na qual são executadas as tarefas, e uma aplicação de apoio disponibilizada aos educadores para a criação de conteúdos. São disponibilizadas 3 tarefas pedagógicas aos alunos: selecionar, agrupar e etiquetar, (cronometradas ou não) que são aplicadas ao tema escolhido: Locomoção, Alimentação, Revestimento, etc. ou qualquer outro tema que o educador pretenda, apenas ficando dependente do conteúdo inserido por ele. Os dos dois testes de usabilidade efetuados revelaram que a aplicação desenvolvida dá resposta ao problema proposto. Ao mesmo tempo que cativa os alunos com a sua interface amigável e a dinâmica do jogo, promove a transmissão de conhecimento através da resolução das tarefas pedagógicas que propõe. Tal como se pretendia a ferramenta desenvolvida é multidisciplinar e o seu conteúdo, pode ser criado e alterado a qualquer momento, sem necessidade de interromper a execução das tarefas.pt_PT
dc.identifier.tid201727056pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1644
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFerramenta interativapt_PT
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_PT
dc.subjectJogospt_PT
dc.subjectBiodiversidadept_PT
dc.subjectMuseu da Baleia da Madeirapt_PT
dc.subjectEngenharia Informáticapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleUma ferramenta interativa baseada em jogos para aprendizagem colaborativapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informáticapt_PT

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