Repository logo
 
Publication

Competências socioemocionais e o rendimento escolar de alunos do Ensino Secundário com e sem diagnóstico de perturbação de hiperatividade e défice de atenção

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
dc.contributor.advisorFranco, Maria da Glória Salazar D’ Eça
dc.contributor.advisorBeja, Maria João Gouveia Pereira
dc.contributor.authorSoares, Margarida Branco Marques Calhamar
dc.date.accessioned2025-05-12T15:31:00Z
dc.date.available2025-05-12T15:31:00Z
dc.date.issued2025-04-03
dc.description.abstractEste estudo pretende avaliar a influência e o impacto das competências socioemocionais (CSE) no rendimento escolar, bem como explorar o impacto da presença ou ausência de um diagnóstico clínico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), no mesmo. Foi realizado um estudo de investigação que teve por base uma metodologia quantitativa, com a aplicação de um questionário a 92 participantes para avaliar estas competências, obtendo-se dados sobre o diagnóstico de PHDA e recolhendo-se informações sobre o rendimento escolar. Uma análise dos resultados obtidos indicou que o diagnóstico de PHDA não está significativamente associado ao rendimento escolar. Esta análise permitiu igualmente concluir que a correlação entre as competências socioemocionais e o rendimento escolar foi fraca e não significativa. Adicionalmente, não foram encontradas evidências de que a interação entre as competências socioemocionais e o diagnóstico de PHDA influencie significativamente o rendimento escolar. Estas conclusões sugerem que outros fatores podem desempenhar um papel mais relevante na determinação do desempenho escolar.por
dc.description.abstractThis study aims to evaluate the influence and impact of socio-emotional skills (CSE) on academic performance, as well as explore the impact of the presence or absence of a clinical diagnosis of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). A research study was carried out based on a quantitative methodology, with the application of a questionnaire to 92 participants to assess these skills, and to obtain data on the diagnosis of ADHD and collect information on school performance. The results indicated that the diagnosis of ADHD is not significantly associated with academic performance. Furthermore, the correlation between socio-emotional skills and academic performance was weak and not significant. Additionally, no evidence was found that the interaction between socio-emotional skills and the diagnosis of ADHD significantly influences academic performance. These findings suggest that other factors may play a more relevant role in determining academic performance.eng
dc.identifier.tid203940539
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7270
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectCompetências socioemocionais
dc.subjectRendimento escolar
dc.subjectPerturbação de hiperatividade e défice de atenção
dc.subjectEnsino Secundário
dc.subjectAdolescentes
dc.subjectSocioemotional skills
dc.subjectAcademic performance
dc.subjectAttention deficit and hyperactivity disorder
dc.subjectHigh school
dc.subjectAdolescence
dc.subjectPsicologia da Educação
dc.subject.
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidades
dc.titleCompetências socioemocionais e o rendimento escolar de alunos do Ensino Secundário com e sem diagnóstico de perturbação de hiperatividade e défice de atençãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertaçãoMestrado_MargaridaSoares.pdf
Size:
1.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: