Repository logo
 
Publication

Lembro-me de querer andar durinho, como se diz que homem deve ser: a construção do corpo gay na escola

dc.contributor.authorRios, Pedro Paulo Souza
dc.contributor.authorDias, Alfrancio Ferreira
dc.contributor.authorBrazão, José Paulo Gomes
dc.date.accessioned2020-11-20T15:52:37Z
dc.date.available2020-11-20T15:52:37Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo refletir acerca da construção de masculinidades/homossexualidades nas trajetórias de professores gays, egressos dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Matemática e Biologia do Campus VII, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, tendo em vista os processos de construção de gênero e sexualidade, em suas trajetórias de vida, formação acadêmica e, exercício profissional. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com descrição e interpertação das narrativas (auto)biográficas, produzidas por seis professores gays. Dessas narrativas emergiram as produções educativas heterossexistas e normatizadoras que visam transformar crianças em adultos. O poder disciplinar sobre os corpos no contexto escolar é disseminado por práticas educativas instituídas que hierarquizam, regulamentam e padronizam espaços, atividades pedagógicas, cores, modos de se comportar, brinquedos e, brincadeiras, como sendo adversativas, ou para meninos ou para meninas. Contudo, os corpos gays impõem-se ao problematizarem questões não passíveis de discussão. Os sujeitos desenvolveram estratégias de enfrentamento das normas heterossexistas. Isso resultou numa nova concepção do que é ser estudante, assumindo uma postura queer. Ser queer funcionou como instrumento pedagógico, para permanecer na escola, enquanto um direito social para resolver os atos preconceituosos e excludentes.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to reflect on the construction of masculinities / homosexualities in the trajectories of gay teachers, graduated in Pedagogy, Mathematics and Biology courses at Campus VII, of the State University of Bahia - UNEB, in view of the construction processes of gender and sexuality, in their life trajectories, academic education and professional practice. We developed a qualitative research with description and interpretation of (auto) biographical narratives, produced by six gay teachers. From these narratives emerged the heterosexist and normative educational productions that aimed to transform children into adults. The disciplinary power over bodies in the school context is disseminated by instituted educational practices that hierarchize, regulate and standardize spaces, pedagogical activities, colors, ways of behaving, toys and games, as being adversative, or for boys or for girls. However, gay bodies impose themselves by problematizing issues that cannot be discussed. The subjects developed strategies to cope with heterosexist norms. This has resulted in a new conception of what it is to be a student, taking a queer posture. Being queer functioned as a pedagogical tool to stay in school, as a social right to resolve prejudiced and exclusionary acts.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRios, P. P. S., Dias, A. F., & Brazão, J. P. G. (2019). Lembro-me de querer andar durinho, como se diz que homem deve ser: a construção do corpo gay na escola. Revista Exitus, 9(4), 775-804.pt_PT
dc.identifier.doi10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1033pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2997
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Pará/UFOPApt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectNarrativas (Auto)biográficaspt_PT
dc.subjectGêneropt_PT
dc.subjectHomossexualidadespt_PT
dc.subjectPerformatividadept_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subject(Auto) biographical narrativespt_PT
dc.subjectGenrept_PT
dc.subjectHomosexualitiespt_PT
dc.subjectPerformativitypt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleLembro-me de querer andar durinho, como se diz que homem deve ser: a construção do corpo gay na escolapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePará (Brasil)pt_PT
oaire.citation.endPage804pt_PT
oaire.citation.startPage775pt_PT
oaire.citation.titleRevista Exituspt_PT
oaire.citation.volume9(4)pt_PT
person.familyNameDias
person.familyNameBrazão
person.givenNameAlfrancio
person.givenNameJosé Paulo Gomes
person.identifierBrazão, P.
person.identifier.ciencia-id0E13-0868-B5E2
person.identifier.orcid0000-0002-5562-0085
person.identifier.orcid0000-0003-3575-4366
person.identifier.ridF-9989-2017
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf7778e97-2fda-4cca-9906-e79667ad16d0
relation.isAuthorOfPublication69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Lembro-me de querer andar durinho como se diz que homem deve serBrazão.pdf
Size:
596.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format