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Advisor(s)
Abstract(s)
The depiction of the composite and cumulative image of the early English modern woman
as witch in the Pendle witch trials of 1612 (Lancashire, UK) does not differ significantly
from the one later portrayed in the Salem witch trials of 1692 (New England, USA). It
suggests that the cultural memory of the woman as witch had remained in the fancy of the
early English immigrants, soared out of the British Isles and crossed the Atlantic into the
North-American Continent. Thus, the mnemonic processes involved and how they unfol ded diachronically and geographically between and beyond the early modern English and
colonial New England cultures, attest to the transculturality of the cultural memory of
the woman as witch. We intend, first, to illustrate this by discussing some of the defining
aspects of the (trans)cultural immaterial religious sites of memory of the early modern
woman as witch, in both Pendle Hill in Lancashire England and in Salem in Massachu setts, New England (US). And, second, we highlight one of the material sites of the cultural
memory between the 1612 Pendle Hill trials and the 1692 Salem witch trials regarding the
English accusatorial procedures, as far as the crime of witchcraft was concerned.
A imagem, composta e cumulativa, da mulher-bruxa, tal como representada no julgamento das bruxas de Pendle de 1612 (Lancashire, Reino Unido), não difere significativamente daquela replicada posteriormente no julgamento das bruxas de Salem de 1692 (Nova Ingla terra, EUA), ou seja, a memória cultural da mulher-bruxa inglesa atravessou o Atlântico nas asas da imaginação dos primeiros imigrantes ingleses. Tal sugere que os processos mnemónicos sustentaram a transculturalidade da memória da mulher-bruxa inglesa do século XVII, não só entre a cultura inglesa e a cultura colonial da Nova Inglaterra, mas também para além destas, diacrónica e geograficamente. Pretendemos, pois, em primeiro lugar, discutir alguns dos aspetos mais pertinentes dos sítios religiosos imateriais (trans) culturais da memória da mulher-bruxa do século XVII de Pendle Hill e de Salem. E, em segundo lugar, salientaremos um dos sítios materiais da memória cultural que ligam o jul gamento das bruxas de Pendle Hill em 1612 ao das bruxas de Salem em 1692, nomeada mente, os procedimentos acusatórios ingleses aplicados ao crime de bruxaria.
A imagem, composta e cumulativa, da mulher-bruxa, tal como representada no julgamento das bruxas de Pendle de 1612 (Lancashire, Reino Unido), não difere significativamente daquela replicada posteriormente no julgamento das bruxas de Salem de 1692 (Nova Ingla terra, EUA), ou seja, a memória cultural da mulher-bruxa inglesa atravessou o Atlântico nas asas da imaginação dos primeiros imigrantes ingleses. Tal sugere que os processos mnemónicos sustentaram a transculturalidade da memória da mulher-bruxa inglesa do século XVII, não só entre a cultura inglesa e a cultura colonial da Nova Inglaterra, mas também para além destas, diacrónica e geograficamente. Pretendemos, pois, em primeiro lugar, discutir alguns dos aspetos mais pertinentes dos sítios religiosos imateriais (trans) culturais da memória da mulher-bruxa do século XVII de Pendle Hill e de Salem. E, em segundo lugar, salientaremos um dos sítios materiais da memória cultural que ligam o jul gamento das bruxas de Pendle Hill em 1612 ao das bruxas de Salem em 1692, nomeada mente, os procedimentos acusatórios ingleses aplicados ao crime de bruxaria.
Description
Keywords
Early modern witchcraft (Trans)cultural memory Material/immaterial sites of memory Woman as witch Lancashire witches Salem witch trials Bruxaria inglesa no século XVII Memória (trans)cultural Sítios materiais/imateriais de memória Mulher-bruxa Bruxas de Lancashire Julgamento das bruxas de Salém . Faculdade de Artes e Humanidades
Citation
Publisher
Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho