Repository logo
 
Publication

Lourenço e a esperança

dc.contributor.authorMendes, Guida
dc.date.accessioned2023-01-04T16:00:32Z
dc.date.available2023-01-04T16:00:32Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractNão há pedagogia sem amor. Este pensamento freireano é tão mais verdadeiro quando falamos de Educação de Infância (EI). Não é uma visão romantizada, mas antes uma visão baseada em evidências do quotidiano das crianças na EI, em que o ato pedagógico deve ser dialógico. O Lourenço4 tem 4 anos e quatro irmãos, o pai trabalha e a mãe não. A sua fa mília recomposta, está sinalizada pela assistência social. No jardim de infância (JI) dizem que faz disparates, que “bate” e ele ri-se com isso. Interessa-se por jogos de computador e música. Mas, o que mais gosta é de correr, pois é um espírito livre, raramente cumpre com as regras da sala. A partir da voz do Lourenço, procuro compreender as suas relações e interações no contexto de EI, à luz do conceito de humanização e de pedagogia da esperança, propondo abordagens pedagógicas para aprendizagens libertadoras.pt_PT
dc.description.abstractThere is no pedagogy without love. This freirean thesis is even more true when we talk about Early Childhood Education (ECE). It is not a romanticized view, but rather an evidence-based of the daily lives of children in ECE, in which the peda gogical act must be dialogical. Lourenço is 4 years old and has four brothers. The father works and the mother doesn’t. His recomposed family. is signaled by social service. In kindergarten they say that he misbehaves, that he “hits us”. He laughs at that. He is interested in com puter games and music. But, what he likes the most is to run. He is a free spirit, rarely complying with the rules of the classroom. Based on Lourenço’s voice, I will try to understand his relations and interactions in ECE, basing on the concept of humanization and the pedagogy of hope, propos ing pedagogical approaches to liberating learningspt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2022mendespt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4880
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa)pt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectHumanizaçãopt_PT
dc.subjectPedagogia da esperançapt_PT
dc.subjectPaulo Freirept_PT
dc.subjectEarly childhood educationpt_PT
dc.subjectHumanizationpt_PT
dc.subjectPedagogy of hopept_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleLourenço e a esperançapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage229pt_PT
oaire.citation.startPage220pt_PT
oaire.citation.titlePaulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia. No Centenário do seu nascimento (1921-2021)pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameRodrigues Mendes
person.givenNameGuida Reis
person.identifier.ciencia-id3715-BD58-B94B
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfc43b9e0-b0fa-4f1f-b4c3-36f4b7497c15
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfc43b9e0-b0fa-4f1f-b4c3-36f4b7497c15
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Lourenço e a Esperança.pdf
Size:
194.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: