Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Filipe

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrazão, José Paulo Gomes
dc.contributor.authorGonçalves, Claúdia Ferreirinha
dc.date.accessioned2016-01-15T10:21:06Z
dc.date.available2016-02-16T01:30:09Z
dc.date.issued2014-03
dc.description.abstractO presente relatório pretende explanar todo o trabalho efetuado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Incide sobre a investigação-ação executada ao longo do estágio realizado em contexto de Educação Pré-Escolar, nomeadamente, na Escola Básica com Pré-Escolar de São Filipe, na sala da Pré II. Através da investigação-ação ambicionou-se, no pré-escolar, demonstrar como é que o educador pode proporcionar ambientes pedagógicos potencializadores do desenvolvimento da linguagem oral e emergência do código escrito em contexto de educação pré-escolar, com momentos de aprendizagem inerentes a todas as áreas de conteúdo. O estágio contou com o reconhecimento das características do contexto e com a reflexão sobre os vários momentos de aprendizagem planificados, de modo a promover aprendizagens profícuas, significativas, diversificadas e contextualizadas. Estes momentos de aprendizagem incluem não apenas as propostas pedagógicas desenvolvidas dentro da sala de atividades do grupo, mas ainda, a intervenção com a comunidade educativa, com as famílias, com o meio envolvente e com outros agentes educativos. O relatório de estágio retrata o processo de investigação que se despontou de forma contínua, num ciclo, de quatro fases: planificar, agir, observar, refletir e avaliar, que possibilitou a sucessiva adequação e melhoria de estratégias a adaptar na intervenção pedagógica. Neste relatório, expõem-se as opções metodológicas, as ações desenvolvidas, os diários de bordo e os registos efetivados, através da observação participante e ainda a avaliação geral do grupo com o intuito de averiguar os resultados das estratégias no desenvolvimento das crianças. No término do relatório encontra-se a resposta reflexiva acerca da investigação, bem como uma reflexão final que pretende referenciar os aspetos inerentes na construção da profissão, ser educador, obtidos no desenvolvimento do estágio.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/995
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectAprendizagem ativapt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Filipept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files