Browsing by Issue Date, starting with "2014-03"
Now showing 1 - 10 of 30
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Aguiar, Carolina Sofia Nunes; Brazão, José Paulo GomesO presente relatório foi elaborado para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Reflete um vasto leque de experiências vivenciadas no desenrolar do estágio pedagógico, na valência de Pré-Escolar, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Tanque – Santo António, com o grupo de crianças da Pré-II, com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos. A organização do relatório contempla três partes, que se interligam e completam. O enquadramento teórico é tido como o primeiro capítulo, onde são espelhados e fundamentados alguns pressupostos, como a identidade profissional, a importância das relações na docência, da planificação e da reflexão, a articulação entre o Pré-Escolar e o 1.º Ciclo e os contributos de alguns autores para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. O segundo capítulo reflete o enquadramento metodológico, onde são refletidos e fundamentados as metodologias, nomeadamente o método científico Investigação-Ação, o Movimento Escola Moderna, o modelo curricular High/Scope e algumas estratégias como a aprendizagem cooperativa e a aprendizagem pela ação, adotadas e desenvolvidas ao longo do estágio. O terceiro e último capítulo reflete todo o desenvolvimento da ação, contemplando as questões sinalizadas aquando a implementação da metodologia investigação-ação, a caraterização da escola, da sala, do grupo de crianças e da equipa pedagógica. Integra, ainda, a avaliação realizada ao grupo e a uma criança em específico e a intervenção com a comunidade. Para finalizar, são expostas as considerações finais, assentes numa reflexão contínua sobre todo a intervenção pedagógica, evidenciando os aspetos que contribuíram para um desenvolvimento pessoal, social e principalmente, profissional.
- Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Freitas, Ana Luísa Rocha; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaO presente relatório foi desenvolvido para a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Incide, sobretudo, no desenvolvimento da prática pedagógica na valência do 1.º ciclo do ensino básico ocorrida na Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar da Assomada em uma sala de 3.º ano, com 23 alunos, localizada no concelho de Santa Cruz, freguesia do Caniço. Na sua íntegra é possível encontrar três capítulos divergentes. O capítulo I retrata a edificação da identidade profissional docente, abordando conteúdos relativos à sua formação inicial, ao perfil do profissional educativo e à necessária reflexividade e investigação na ação do professor. O segundo capítulo espelha teoricamente as opções metodológicas que serviram como base à prática pedagógica, elevando-se a importância da observação/reflexão, da planificação e avaliação, bem como de algumas metodologias que suportaram o estágio. O último capítulo releva o estágio ocorrido nesta valência aproximando o leitor à prática, através de breves descrições e reflexões das atividades desenvolvidas. No final deste capítulo é ainda possível encontrar uma reflexão síntese da prática desenvolvida.
- Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Sousa, Catarina Alexandra Jesus; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaO presente relatório insere-se no âmbito do estágio profissional para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e reflete o percurso desenvolvido numa sala de Pré-escolar, com crianças com idades entre os três e os cinco anos. Procurámos tornar efetiva a ação das crianças, através da criação de um ambiente educativo facilitador de experiências significativas, onde se atendeu a dimensões como a planificação, a reflexão, o espaço e o tempo. Na primeira parte do relatório são abordadas questões de cariz teórico e legal, sobre as quais assentaram as decisões pedagógicas ao longo do estágio, e exploradas algumas questões de suma importância para uma educação de qualidade. A segunda parte contextualiza a ação educativa e reflete acerca das atividades mais pertinentes. A metodologia de investigação adotada foi a investigação-ação por ser aquela que melhor respondia aos objetivos propostos. Através dela procurámos aferir a relação entre a participação ativa da criança nas atividades e a sua motivação, bem como procurar estratégias de desenvolvimento de competências sociais nas crianças que ajudassem na resolução de conflitos interpessoais. Parece evidenciar-se uma relação de proporcionalidade direta entre a participação ativa das crianças e a sua motivação para aprender, sendo a aprendizagem ativa uma mais-valia para a aprendizagem significativa das crianças.
- Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Silva, Carlota Sofia Nóbrega; Brazão, José Paulo GomesO presente relatório pretende partilhar e refletir sobre as vivências das crianças da Pré-3 da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Tanque de Santo António, durante o período de estágio pedagógico final. A aprendizagem em contexto de jardim de infância, e não só, não pode ser realizada de forma “formal”, onde o educador-professor transmite simplesmente os conteúdos de forma desligada da realidade da criança. A verdade é que o educador/professor deve proporcionar às crianças espaço e liberdade de expressão para que estas desenvolvam as suas ideias. Na presente investigação, o robô Roamer foi utilizado exatamente com este objetivo: servir de apoio à aprendizagem, à espontaneidade e à criatividade das crianças. Perspetivado como algo superior a uma simples coleção de memórias e artefactos, este relatório foi encarado como um instrumento facilitador do pensamento reflexivo e, como tal, apresenta-se assumidamente como o reflexo de um ciclo contínuo e dinâmico entre a planificação, a ação, a observação e a reflexão crítica e autocrítica, próprio de uma postura de investigação-ação. Na base deste ciclo estão presentes e reunidos neste relatório algumas impressões sobre os pressupostos teóricos e metodológicos que dão suporte a uma pedagogia participativa, construcionista e democrática.
- Re-exploring the high-throughput potential of microextraction techniques, SPME and MEPS, as powerful strategies for medical diagnostic purposes. Innovative approaches, recent applications and future trendsPublication . Pereira, Jorge; Silva, Catarina Luís; Perestrelo, Rosa; Gonçalves, João; Alves, Vera; Câmara, José S.The human population continues to grow exponentially in the fast developing and most populated countries, whereas in Western Europe it is getting older and older each year. This inevitably raises the demand for better and more efficient medical services without increasing the economic burden in the same proportion. To meet these requirements, improvement of medical diagnosis is certainly a key aspect to consider. Therefore, we need powerful analytical methodologies able to go deeper and further in the characterization of human metabolism and identification of disease biomarkers and endogenous molecules in body fluids and tissues. The ultimate goal is to have a reliable and early medical diagnosis, mitigating the disease complications as much as possible. Microextraction techniques (METs) represent a key step in these analytical methodologies by providing samples in the suitable volumes and purification levels necessary for the characterization of the target analytes. In this aspect, solid-phase microextraction (SPME) and, more recently, microextraction by packed sorbent (MEPS), are powerful sample preparation techniques, characterized by their reduced time of analysis, low solvent consumption, and broad application. Moreover, as miniaturized techniques, they can be easily automatized to have a high-throughput performance in the clinical environment. In this review, we explore some of the most interesting MEPS and SPME applications, focusing on recent trends and applications to medical diagnostic, particularly the in vivo and near real time applications.
- Relatório de estágio realizado na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São FilipePublication . Gonçalves, Claúdia Ferreirinha; Brazão, José Paulo GomesO presente relatório pretende explanar todo o trabalho efetuado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Incide sobre a investigação-ação executada ao longo do estágio realizado em contexto de Educação Pré-Escolar, nomeadamente, na Escola Básica com Pré-Escolar de São Filipe, na sala da Pré II. Através da investigação-ação ambicionou-se, no pré-escolar, demonstrar como é que o educador pode proporcionar ambientes pedagógicos potencializadores do desenvolvimento da linguagem oral e emergência do código escrito em contexto de educação pré-escolar, com momentos de aprendizagem inerentes a todas as áreas de conteúdo. O estágio contou com o reconhecimento das características do contexto e com a reflexão sobre os vários momentos de aprendizagem planificados, de modo a promover aprendizagens profícuas, significativas, diversificadas e contextualizadas. Estes momentos de aprendizagem incluem não apenas as propostas pedagógicas desenvolvidas dentro da sala de atividades do grupo, mas ainda, a intervenção com a comunidade educativa, com as famílias, com o meio envolvente e com outros agentes educativos. O relatório de estágio retrata o processo de investigação que se despontou de forma contínua, num ciclo, de quatro fases: planificar, agir, observar, refletir e avaliar, que possibilitou a sucessiva adequação e melhoria de estratégias a adaptar na intervenção pedagógica. Neste relatório, expõem-se as opções metodológicas, as ações desenvolvidas, os diários de bordo e os registos efetivados, através da observação participante e ainda a avaliação geral do grupo com o intuito de averiguar os resultados das estratégias no desenvolvimento das crianças. No término do relatório encontra-se a resposta reflexiva acerca da investigação, bem como uma reflexão final que pretende referenciar os aspetos inerentes na construção da profissão, ser educador, obtidos no desenvolvimento do estágio.
- Matematutor: aplicação educativa de 4º ano de matemáticaPublication . Florença, Bárbara Cristina Gouveia; Cataño Collazos, NéstorO ensino de Matemática há muito que se tem revelado uma problemática a todos os níveis de ensino em Portugal. As dificuldades sentidas pelos discentes e docentes se refletem em resultados fracos nas notas tanto da avaliação contínua como na avaliação pontual realizada por exames nacionais. Sendo esta uma área do conhecimento base amplamente necessária tanto para atividades do quotidiano, como para conhecimento basilar de tantas outras áreas profissionais, consideramos uma boa aposta colocar as tecnologias existentes ao serviço de uma melhor aprendizagem das noções básicas de matemática, desenvolvendo uma ferramenta rica e interativa. A aplicação desenvolvida propõe-se a ser rica…nas atividades apresentadas,à pois cada vez que são executadas são-no sempre de uma forma aleatória, nunca sendo iguais às anteriores. …na informação devolvida ao utilizador, pois cada resolução introduzida é sempre avaliada, permitindo reintrodução de nova resolução. A ferramenta tem pois um caráter de aprendizagem subjacente, não só de avaliação. Assim sendo, neste documento se apresenta a contextualização do trabalho desenvolvido.
- Otimização de microprodução em redes inteligentes de energiaPublication . Aguiar, Vitor Hugo Abreu de; Barros, João Dionísio SimõesAs energias renováveis têm-se tornado uma alternativa viável e complementar aos combustíveis fósseis, pelo facto de serem energias virtualmente inesgotáveis, limpas e economicamente vantajosas. Um dos principais problemas associados às fontes de energia renováveis é a sua intermitência. Este problema impossibilita o controlo da produção de energia e reflete-se na qualidade da energia elétrica. Em sistemas de microprodução de energia, este problema pode ser atenuado com a inclusão de sistemas de armazenamento intermédio que possibilitam o armazenamento do excedente extraído das fontes renováveis, podendo ser utilizado como recurso auxiliar na alimentação de cargas ou como meio de estabilização e otimização do desempenho da Rede Elétrica de Energia (REE), evitando variações bruscas na energia transferida para a mesma. Os sistemas de microprodução com armazenamento intermédio podem ser considerados fundamentais na implementação do conceito de Rede Inteligente de Energia (RIE), visto serem sistemas de energia descentralizados que permitem uma melhor gestão da energia elétrica e uma consequente redução de custos. No presente trabalho desenvolveu-se um sistema de microprodução de energia renovável compatível com as fontes renováveis fotovoltaica e eólica, possuindo um banco de baterias como sistema de armazenamento intermédio. A construção deste sistema teve como principal objetivo seguir as referências de potência impostas pela RIE, independentemente das condições meteorológicas, com recurso à energia armazenada nas baterias, evitando a introdução de perturbações na REE ao nível da tensão e da frequência. Estudou-se o comportamento do sistema na ocorrência de variações bruscas da fonte renovável, perturbações na tensão da REE e introdução de cargas lineares e não lineares. Foi desenvolvido um protótipo experimental com painéis fotovoltaicos, no qual foram registados os valores de alguns parâmetros da qualidade da energia elétrica. Obteve-se uma resposta de aproximadamente 25 μs por parte das baterias para cada Watt de potência requisitado pela RIE.
- Ecology and conservation of bottlenose dolphins in Madeira Archipelago, PortugalPublication . Dinis, Ana Margarida Brites Caetano; Kaufmann, Manfred Josef; Cañadas, AnaThis study aimed to provide an insight on the ecology of the bottlenose dolphin population in Madeira archipelago. To achieve this, population structure; group dynamics, site-fidelity, residency and movement patterns within and out of the study area; survival and abundance estimates and spatial and temporal distribution and habitat preferences related to physiographic parameters using data collected between 2001-2011, were investigated. Photo-identification data analysis revealed strong evidences that bottlenose dolphins seen in the archipelago of Madeira belong to an open population with regular recruitment of new animals to the area. This population exhibited a typical fission-fusion society, in which short-term acquaintances prevail, with only a few long-lasting associations. Photo-identification methods demonstrated that there is a large variability in residency pattern, with resident, transient and migrant individuals. Only a small number of dolphins were found to be resident (4.3%). Social network diagram as well as SLAR analysis supported the existence of a mixed population of residents, migrants and transients. Mark-recapture methods estimated a high survival rate, within the range of other long-lived cetacean species. The resident community is composed of app. 180 individuals. In addition, around 400 dolphins of different residency patterns were found to use the south area of Madeira Island. Spatial distribution indicated that bottlenose dolphins were regularly found in shallow and closer to shore areas, suggesting the existence of biological processes influenced by bathymetry. Moreover, temporal patterns revealed no strong seasonal fluctuation in the presence of bottlenose dolphins in Madeira archipelago waters. Bottlenose dolphins are listed under the Annex II of the EU habitats Directive that requires the designation of Special Areas of Conservation (SACs) for this species; as such, the knowledge gained through this work can be used by governmental authorities to the establishment and management of areas for the conservation of bottlenose dolphin in Madeira archipelago.
- Contacto linguístico entre o português e o espanhol no Arquipélago da Madeira: caracterização sociolinguística e dificuldades dos alunos luso-venezuelanos na aprendizagem da língua portuguesaPublication . Ventura Torralbo, Ana Belen; Nunes, Naidea NunesEmbora não seja um facto conhecido, o Espanhol é uma língua minoritária no seio de Portugal. É a língua materna ou segunda língua de milhares de pessoas que residem no Arquipélago da Madeira. Trata-se dos luso-venezuelanos, portugueses (neste caso, madeirenses) que emigraram para a Venezuela, assim como os seus descendentes. Este trabalho pretende contribuir para o estudo da população luso-venezuelana da Região Autónoma da Madeira, tanto do ponto de vista quantitativo como de uma perspetiva sociolinguística. Para cumprir com o primeiro objetivo, aportamos dados estatísticos sobre os residentes que nasceram na Venezuela, os emigrantes retornados e a população de procedência venezuelana matriculada nas escolas da região. Para lograr o segundo objetivo – a caracterização sociolinguística – realizamos um inquérito aos alunos luso-venezuelanos do 12º ano. No âmbito desta pesquisa, os estudantes preencheram uma ficha sociolinguística, na qual indicaram aspetos como a idade de chegada a Portugal, as línguas faladas nas esferas privada e social e a profissão e o nível académico dos pais, entre outros. O dito inquérito também incluiu um teste de autoperceção de competências linguísticas em Espanhol e em Português e um questionário sobre as dificuldades de aprendizagem da gramática portuguesa, nas áreas da fonética e da morfossintaxe. Tanto a investigação como o processamento dos resultados foram efetuados desde uma perspetiva eclética, empregando métodos inspirados na Linguística Contrastiva e na Sociolinguística.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »