Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.54 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi elaborado para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Reflete um vasto leque de experiências vivenciadas no desenrolar do estágio pedagógico, na valência de
Pré-Escolar, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Tanque – Santo António,
com o grupo de crianças da Pré-II, com idades compreendidas entre os quatro e os cinco
anos.
A organização do relatório contempla três partes, que se interligam e completam.
O enquadramento teórico é tido como o primeiro capítulo, onde são espelhados e
fundamentados alguns pressupostos, como a identidade profissional, a importância das
relações na docência, da planificação e da reflexão, a articulação entre o Pré-Escolar e o
1.º Ciclo e os contributos de alguns autores para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. O segundo capítulo reflete o enquadramento metodológico, onde são refletidos
e fundamentados as metodologias, nomeadamente o método científico Investigação-Ação, o Movimento Escola Moderna, o modelo curricular High/Scope e
algumas estratégias como a aprendizagem cooperativa e a aprendizagem pela ação,
adotadas e desenvolvidas ao longo do estágio. O terceiro e último capítulo reflete todo o
desenvolvimento da ação, contemplando as questões sinalizadas aquando a implementação da metodologia investigação-ação, a caraterização da escola, da sala, do grupo de crianças e da equipa pedagógica. Integra, ainda, a avaliação realizada ao grupo e a uma criança em específico e a intervenção com a comunidade.
Para finalizar, são expostas as considerações finais, assentes numa reflexão contínua sobre todo a intervenção pedagógica, evidenciando os aspetos que contribuíram para um desenvolvimento pessoal, social e principalmente, profissional.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Investigação-ação Aprendizagem cooperativa Aprendizagem ativa Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais