Publication
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.advisor | Brazão, José Paulo Gomes | |
dc.contributor.author | Aguiar, Carolina Sofia Nunes | |
dc.date.accessioned | 2015-01-06T10:12:22Z | |
dc.date.available | 2015-01-06T10:12:22Z | |
dc.date.issued | 2014-03 | |
dc.date.submitted | 2015-01-06 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Reflete um vasto leque de experiências vivenciadas no desenrolar do estágio pedagógico, na valência de Pré-Escolar, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Tanque – Santo António, com o grupo de crianças da Pré-II, com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos. A organização do relatório contempla três partes, que se interligam e completam. O enquadramento teórico é tido como o primeiro capítulo, onde são espelhados e fundamentados alguns pressupostos, como a identidade profissional, a importância das relações na docência, da planificação e da reflexão, a articulação entre o Pré-Escolar e o 1.º Ciclo e os contributos de alguns autores para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. O segundo capítulo reflete o enquadramento metodológico, onde são refletidos e fundamentados as metodologias, nomeadamente o método científico Investigação-Ação, o Movimento Escola Moderna, o modelo curricular High/Scope e algumas estratégias como a aprendizagem cooperativa e a aprendizagem pela ação, adotadas e desenvolvidas ao longo do estágio. O terceiro e último capítulo reflete todo o desenvolvimento da ação, contemplando as questões sinalizadas aquando a implementação da metodologia investigação-ação, a caraterização da escola, da sala, do grupo de crianças e da equipa pedagógica. Integra, ainda, a avaliação realizada ao grupo e a uma criança em específico e a intervenção com a comunidade. Para finalizar, são expostas as considerações finais, assentes numa reflexão contínua sobre todo a intervenção pedagógica, evidenciando os aspetos que contribuíram para um desenvolvimento pessoal, social e principalmente, profissional. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/674 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Educação Pré-escolar | por |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.subject | Investigação-ação | por |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | por |
dc.subject | Aprendizagem ativa | por |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |