Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.69 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi desenvolvido para a obtenção do grau de mestre em
educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Incide, sobretudo, no
desenvolvimento da prática pedagógica na valência do 1.º ciclo do ensino básico
ocorrida na Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar da Assomada em uma sala de 3.º
ano, com 23 alunos, localizada no concelho de Santa Cruz, freguesia do Caniço.
Na sua íntegra é possível encontrar três capítulos divergentes. O capítulo I
retrata a edificação da identidade profissional docente, abordando conteúdos relativos à
sua formação inicial, ao perfil do profissional educativo e à necessária reflexividade e
investigação na ação do professor.
O segundo capítulo espelha teoricamente as opções metodológicas que serviram
como base à prática pedagógica, elevando-se a importância da observação/reflexão, da
planificação e avaliação, bem como de algumas metodologias que suportaram o estágio.
O último capítulo releva o estágio ocorrido nesta valência aproximando o leitor à
prática, através de breves descrições e reflexões das atividades desenvolvidas. No final
deste capítulo é ainda possível encontrar uma reflexão síntese da prática desenvolvida.
Description
Keywords
1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Identidade profissional Opções metodológicas Reflexão Investigação Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais