Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.78 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório pretende partilhar e refletir sobre as vivências das crianças
da Pré-3 da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Tanque de Santo António,
durante o período de estágio pedagógico final.
A aprendizagem em contexto de jardim de infância, e não só, não pode ser realizada de forma “formal”, onde o educador-professor transmite simplesmente os conteúdos de forma desligada da realidade da criança. A verdade é que o educador/professor deve proporcionar às crianças espaço e liberdade de expressão para que estas desenvolvam as suas ideias. Na presente investigação, o robô Roamer foi utilizado exatamente com este objetivo: servir de apoio à aprendizagem, à espontaneidade e à criatividade das crianças.
Perspetivado como algo superior a uma simples coleção de memórias e artefactos, este relatório foi encarado como um instrumento facilitador do pensamento
reflexivo e, como tal, apresenta-se assumidamente como o reflexo de um ciclo contínuo e dinâmico entre a planificação, a ação, a observação e a reflexão crítica e autocrítica, próprio de uma postura de investigação-ação. Na base deste ciclo estão presentes e reunidos neste relatório algumas impressões sobre os pressupostos teóricos e
metodológicos que dão suporte a uma pedagogia participativa, construcionista e
democrática.
Description
Keywords
Pré-escola Crianças Robô Roamer Investigação-ação Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Artes e Humanidades