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O papel da administração e liderança do conselho executivo na implementação e eficácia dos cursos de educação e formação de adultos

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Abstract(s)

O presente relatório de estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação - Administração Educacional da Universidade da Madeira, no qual, para efeitos de estudo, foi escolhida uma Escola da Região Autónoma da Madeira (RAM). A referida mestranda foi docente no referido estabelecimento de ensino e uma vez que possui experiência profissional de lecionação e mediação dos cursos EFA optou, assim, por realizar um estudo nesta área de conhecimento. A investigação contemplou duas partes: - A primeira parte incluiu a realização de um estágio de 160 horas no Conselho Executivo (CE) da referida escola, onde foram registadas todas as atividades inerentes ao tema em estudo. Para o efeito foram utilizadas a investigação-ação como metodologia recorrente, reflexiva e autocrítica e a observação não participante. Ainda nesta sequência, a mestranda procedeu à análise e compreensão do papel da administração e liderança do CE na implementação e eficácia dos cursos de Educação e Formação de Adultos no contexto de crise atual. - A segunda parte do trabalho incidiu num estudo de investigação empírica onde, perante a conjuntura de crise atual, tentou-se compreender: • A implementação dos Cursos EFA na escola; • As motivações e razões dos formandos que os levaram a inscrever-se neste tipo de cursos; • Razões de algumas desistências. As metodologias escolhidas e utilizadas para o estudo foram a qualitativa e a quantitativa. A primeira contemplou a recolha de dados com a realização de seis entrevistas, bem como de pesquisas bibliográficas, documentais e legislativas. A segunda contemplou a extração numérica de registos de matrículas e desistências de alunos aos cursos EFA. Concluiu-se que, mediante o quadro económico atual, a implementação dos cursos EFA demonstrou ser uma alternativa ocupacional e de valorização e aquisição de competências. A ressalvar: urge a necessidade de uma maior incidência na supressão das carências económicas da sociedade e efetivação de uma regulação em prol do bem comum a ser trabalhada por forças económicas, políticas e sociais.
This internship report is included in the Master of Science in Education - Educational Administration (EA) at the University of Madeira (UMa), in which, for study purposes, it was chosen a school in the Autonomous Madeira Region. The master´s student was a teacher at the mentioned educational institution and since she has professional teaching experience and has been a mediator of the Adult Education Courses she chose to carry out a study in this area of knowledge. The investigation has two parts: - The first part included the completion of a 160-hour of professional internship at the School Council (EC) of that school, where all the activities inherent to the subject under study were registered. For this purpose, Action-research was used as a recurrent, reflexive and self-critical methodology and non-participant observation. Also in this sequence, the master's student proceeded to the analyses and understanding of the role of the administration and leadership of the School Council in the implementation and effectiveness of Adult Education and Training courses in the context of the current crisis. - The second part of the study was focused on an empirical research study where, facing the current crisis, one tried to understand: • The implementation of the AET Courses in the school; • The motivations and reasons of the trainees that led them to enroll in this type of course; • Reasons for some dropouts. The methodologies chosen and used for the study were the qualitative as well as the quantitative. The first one included the collection of data with the realization of six interviews, as well as bibliographical, documentary and legislative researches. The second one included the numerical extraction of enrollment records and dropping out of students to AET courses. As a conclusion, and considering the current economic situation, the implementation of the AET courses proved to be an occupational alternative and of significance and acquisition of competences. To emphasize, there is an urgent necessity for a greater incidence on the suppression of the economic needs of society and the effective regulation for the common´s good to be worked by economic, political and social

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Cursos EFA Administração educacional Liderança Estágio Educação Investigação-ação AET courses Educational administration Leadership Internship Education Research-action Ciências da Educação - Administração Educacional . Faculdade de Ciências Sociais

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