Browsing by Issue Date, starting with "2019-03-01"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O Bando do Lim: jogo de aprendizagem de bandolimPublication . Sousa, Micaela Sofia Silva; Bermúdez i Badia, Sergi; Leão, Teresa de Jesus de Brito PintoIn the technological age we live in, the use of educational games becomes more and more frequent to encourage and motivate children for learning. The game “O Bando do Lim” was created during an internship at Directorate of Artistic Education and Multimedia Services, within the scope of the Master’s thesis in Informatics Engineering, with the purpose to complement the activities taught during the mandolin classes. The initial observation of classes revealed which aspects became real obstacles for students while practicing this instrument. It was also found which elements should be present in the game in order to facilitate this learning. Given the design and requirements of the game, there were developed functional prototypes that allowed an evaluation of the usability defects. “O Bando do Lim” was implemented and analyzed, to test theoretical and practical skills of students in an entertaining way, following its programming guidelines. As a result of the playtest conducted, students revealed to be motivated to use the game as a support to the activity, demonstrating enthusiasm in repeating the experience. Through the interviews, teachers showed to be opened to make the game a complementary tool to classes. It was also found the possibility of using the game as a means of connection between children, the practice of mandolin and the parents/guardians.
- O papel da administração e liderança do conselho executivo na implementação e eficácia dos cursos de educação e formação de adultosPublication . Ferreira, Maria de Jesus Dias; Fraga, Nuno Miguel da SilvaO presente relatório de estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação - Administração Educacional da Universidade da Madeira, no qual, para efeitos de estudo, foi escolhida uma Escola da Região Autónoma da Madeira (RAM). A referida mestranda foi docente no referido estabelecimento de ensino e uma vez que possui experiência profissional de lecionação e mediação dos cursos EFA optou, assim, por realizar um estudo nesta área de conhecimento. A investigação contemplou duas partes: - A primeira parte incluiu a realização de um estágio de 160 horas no Conselho Executivo (CE) da referida escola, onde foram registadas todas as atividades inerentes ao tema em estudo. Para o efeito foram utilizadas a investigação-ação como metodologia recorrente, reflexiva e autocrítica e a observação não participante. Ainda nesta sequência, a mestranda procedeu à análise e compreensão do papel da administração e liderança do CE na implementação e eficácia dos cursos de Educação e Formação de Adultos no contexto de crise atual. - A segunda parte do trabalho incidiu num estudo de investigação empírica onde, perante a conjuntura de crise atual, tentou-se compreender: • A implementação dos Cursos EFA na escola; • As motivações e razões dos formandos que os levaram a inscrever-se neste tipo de cursos; • Razões de algumas desistências. As metodologias escolhidas e utilizadas para o estudo foram a qualitativa e a quantitativa. A primeira contemplou a recolha de dados com a realização de seis entrevistas, bem como de pesquisas bibliográficas, documentais e legislativas. A segunda contemplou a extração numérica de registos de matrículas e desistências de alunos aos cursos EFA. Concluiu-se que, mediante o quadro económico atual, a implementação dos cursos EFA demonstrou ser uma alternativa ocupacional e de valorização e aquisição de competências. A ressalvar: urge a necessidade de uma maior incidência na supressão das carências económicas da sociedade e efetivação de uma regulação em prol do bem comum a ser trabalhada por forças económicas, políticas e sociais.