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O Bando do Lim: jogo de aprendizagem de bandolim

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Abstract(s)

In the technological age we live in, the use of educational games becomes more and more frequent to encourage and motivate children for learning. The game “O Bando do Lim” was created during an internship at Directorate of Artistic Education and Multimedia Services, within the scope of the Master’s thesis in Informatics Engineering, with the purpose to complement the activities taught during the mandolin classes. The initial observation of classes revealed which aspects became real obstacles for students while practicing this instrument. It was also found which elements should be present in the game in order to facilitate this learning. Given the design and requirements of the game, there were developed functional prototypes that allowed an evaluation of the usability defects. “O Bando do Lim” was implemented and analyzed, to test theoretical and practical skills of students in an entertaining way, following its programming guidelines. As a result of the playtest conducted, students revealed to be motivated to use the game as a support to the activity, demonstrating enthusiasm in repeating the experience. Through the interviews, teachers showed to be opened to make the game a complementary tool to classes. It was also found the possibility of using the game as a means of connection between children, the practice of mandolin and the parents/guardians.
Na era tecnológica em que vivemos, o recurso a jogos educacionais como medidas de incentivo e motivação às crianças para a aprendizagem torna-se cada vez mais usual. O jogo “O Bando do Lim” foi criado ao longo do estágio na Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, no âmbito da Tese de Mestrado em Engenharia Informática, com o propósito de servir de complemento às aulas da atividade de Bandolim lecionadas na divisão. A observação inicial das aulas revelou quais os aspetos que se tornavam verdadeiros obstáculos para os alunos ao praticar este instrumento. Descobriu-se igualmente que elementos deveriam estar presentes no jogo de modo a facilitar essa aprendizagem. Determinado o desenho e os requisitos do jogo, foram criados os protótipos funcionais que permitiram a avaliação dos defeitos de usabilidade. Implementou-se e testou-se “O Bando do Lim” para exercitar as capacidades teórico-práticas dos alunos de forma lúdica, consoante as orientações programáticas. Como resultados aos playtests efetuados, os alunos revelaram-se motivados a utilizar o jogo como apoio à atividade, demonstrando entusiasmo em repetir a experiência. Através das entrevistas, verificou-se uma abertura por parte dos docentes em tornar o jogo numa ferramenta complementar às aulas. Descobriu-se ainda a possibilidade de usar o jogo como meio de ligação entre a as crianças, a prática do bandolim e os encarregados de educação.

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Jogo educacional Jogo musical Bandolim Aprendizagem Motivação Educational game Musical game Mandolin Learning Motivation Engenharia Informática . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia

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