Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DissertaçãoMaria Joséda Silva.pdf1.01 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A pesquisa teve como objetivo central analisar os impactos e contribuições do Programa Educacional Paulo Freire para o desenvolvimento da Inovação Pedagógica e da aprendizagem significativa a partir da ótica de seus atores, nos apoiando, primordialmente na pesquisa etnográfica. A pesquisa abordou as seguintes categorias: o programa Paulo Freire apresentando os princípios para uma educação de qualidade social para o AJAI, contribuindo para a erradicação do analfabetismo no Brasil; A educação popular como proposta educacional voltada para a construção dos direitos sociais, culturais e políticos, entendida como ferramenta que incentiva essas mudanças; a inovação pedagógica como paradigma emergente na contemporaneidade e a aprendizagem significativa expressando uma educação com funcionalidade social. O campo de estudo foi um espaço não formal em Nazaré da Mata - PE, Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram doze jovens, adultos e idosos e a alfabetizadora voluntária. A metodologia foi de cunho qualitativo e de caráter etnográfico, justificada pela natureza do estudo. Desenvolveu-se no ambiente natural dos sujeitos com o acompanhamento da investigadora, visando à descrição nos pormenores dos fenômenos estudados, buscando a compreensão dos aspectos culturais vivenciados na turma pesquisada. Para coleta dos dados utilizamos: observações participantes, diário etnográficos, entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa demonstram que o Programa Paulo Freire aponta para indícios de inovação pedagógica, proporcionando aprendizagem significativa, desenvolvendo no alfabetizando a criticidade, a curiosidade, a criatividade, o protagonismo e a resolução de problemas do cotidiano.
Screen research aimed to analyze the impacts and contributions Center of Paulo Freire's educational program for the development of pedagogical innovation and meaningful learning from the perspective of his actors, supporting us, primarily in ethnographic research. The survey addressed the following categories: the Paulo Freire program showing the principles for social quality education to EJAI, contributing to the eradication of illiteracy in Brazil; The popular education as an educational proposal directed to the construction of the social, cultural and political rights, understood as a tool which encourages these changes; the pedagogical innovation as emerging paradigm in contemporary times and significant learning expressing an education with social functionality. The field of study was a non-formal space in Nazaré da Mata-PE, Brazil. The subjects of the research were twelve young people, adults and the elderly and school volunteer. The methodology was qualitative and ethnographic character imprint, justified by the nature of the study. Developed in the natural environment of the subject with the accompaniment of a researcher, aimed at in the detail description of the phenomena studied, seeking the understanding of the cultural aspects experienced in class. To use data collection: participating observations, semi-structured interviews, ethnographic journal. The survey results show that the program Paulo Freire points to evidence of pedagogical innovation, providing meaningful learning, developing on teaching the criticality, curiosity, creativity, the role and the solving problems of everyday life.

Description

Keywords

Programa Paulo Freire Educação popular Construtivismos e inovação pedagógica Aprendizagem significativa Paulo Freire Popular education Constructivism and pedagogical innovation Meaningful learning Ciências da Educação – especialidade de Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License