Repository logo
 
Publication

O programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrazão, José Paulo Gomes
dc.contributor.advisorLeão, Maria Sandra Montenegro Souza
dc.contributor.authorSilva, Maria José da
dc.date.accessioned2020-01-15T16:08:33Z
dc.date.available2020-01-15T16:08:33Z
dc.date.issued2019-02-19
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo central analisar os impactos e contribuições do Programa Educacional Paulo Freire para o desenvolvimento da Inovação Pedagógica e da aprendizagem significativa a partir da ótica de seus atores, nos apoiando, primordialmente na pesquisa etnográfica. A pesquisa abordou as seguintes categorias: o programa Paulo Freire apresentando os princípios para uma educação de qualidade social para o AJAI, contribuindo para a erradicação do analfabetismo no Brasil; A educação popular como proposta educacional voltada para a construção dos direitos sociais, culturais e políticos, entendida como ferramenta que incentiva essas mudanças; a inovação pedagógica como paradigma emergente na contemporaneidade e a aprendizagem significativa expressando uma educação com funcionalidade social. O campo de estudo foi um espaço não formal em Nazaré da Mata - PE, Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram doze jovens, adultos e idosos e a alfabetizadora voluntária. A metodologia foi de cunho qualitativo e de caráter etnográfico, justificada pela natureza do estudo. Desenvolveu-se no ambiente natural dos sujeitos com o acompanhamento da investigadora, visando à descrição nos pormenores dos fenômenos estudados, buscando a compreensão dos aspectos culturais vivenciados na turma pesquisada. Para coleta dos dados utilizamos: observações participantes, diário etnográficos, entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa demonstram que o Programa Paulo Freire aponta para indícios de inovação pedagógica, proporcionando aprendizagem significativa, desenvolvendo no alfabetizando a criticidade, a curiosidade, a criatividade, o protagonismo e a resolução de problemas do cotidiano.pt_PT
dc.description.abstractScreen research aimed to analyze the impacts and contributions Center of Paulo Freire's educational program for the development of pedagogical innovation and meaningful learning from the perspective of his actors, supporting us, primarily in ethnographic research. The survey addressed the following categories: the Paulo Freire program showing the principles for social quality education to EJAI, contributing to the eradication of illiteracy in Brazil; The popular education as an educational proposal directed to the construction of the social, cultural and political rights, understood as a tool which encourages these changes; the pedagogical innovation as emerging paradigm in contemporary times and significant learning expressing an education with social functionality. The field of study was a non-formal space in Nazaré da Mata-PE, Brazil. The subjects of the research were twelve young people, adults and the elderly and school volunteer. The methodology was qualitative and ethnographic character imprint, justified by the nature of the study. Developed in the natural environment of the subject with the accompaniment of a researcher, aimed at in the detail description of the phenomena studied, seeking the understanding of the cultural aspects experienced in class. To use data collection: participating observations, semi-structured interviews, ethnographic journal. The survey results show that the program Paulo Freire points to evidence of pedagogical innovation, providing meaningful learning, developing on teaching the criticality, curiosity, creativity, the role and the solving problems of everyday life.pt_PT
dc.identifier.tid202365581pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2672
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrograma Paulo Freirept_PT
dc.subjectEducação popularpt_PT
dc.subjectConstrutivismos e inovação pedagógicapt_PT
dc.subjectAprendizagem significativapt_PT
dc.subjectPaulo Freirept_PT
dc.subjectPopular educationpt_PT
dc.subjectConstructivism and pedagogical innovationpt_PT
dc.subjectMeaningful learningpt_PT
dc.subjectCiências da Educação – especialidade de Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleO programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação Especialidade de Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertaçãoMaria Joséda Silva.pdf
Size:
1.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: