Repository logo
 
Publication

Estereótipos de género entre os estudantes da formação de professores em educação infantil (0-10 anos): estudo de caso na Universidade da Madeira

dc.contributor.authorMendonça, Alice
dc.contributor.authorBrazão, Paulo
dc.contributor.authorNascimento, Andreia Micaela Sardinha do
dc.contributor.authorFreitas, Diogo
dc.date.accessioned2023-06-01T10:51:19Z
dc.date.available2023-06-01T10:51:19Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEmbora a igualdade de género se encontre legalmente formalizada, os homens e as mulheres continuam a participar de forma distinta na sociedade, tal como atestam as estatísticas da Universidade da Madeira, onde em 2018/19, num total de 110 estudantes matriculados nos cursos de Formação de Professores para a Educação Infantil, apenas 3 são homens. Para determinarmos os motivos desse facto, aplicámos-lhes um inquérito por questionário. Concluímos que a abordagem das questões de género se encontra limitada a duas Unidades Curriculares e que, entre os estudantes, subsiste a ideia de que a feminização daquela profissão se encontra de tal modo enraizada que a implementação de quotas de género dificilmente conseguirá inverter esta tendência. A nível pedagógico, a diversidade e a heterogeneidade foram elencadas como fatores que permitem aumentar mais a produtividade das crianças. Ao nivel da cidadania, a divisão de tarefas entre os géneros acentua-se com o aumento da idade e em situação conjugal.pt_PT
dc.description.abstractAlthough gender equality is legally formalized, men and women continue to participate distinctly in society; as can be stated by the statistics of the University of Madeira, of the academic year 2018/19, in which, from a total of 110 students enrolled in the courses of Early Childhood Education, only 3 are men. In order to ascertain why this happens, we surveyed these students. We conclude that gender equality issues are lectured only in two subjects and that, among students, the idea remains that the feminization of that profession is so inherent that the implementation of gender quotas is unlikely to reverse this bias. At the pedagogical level, diversity and heterogeneity were listed as factors that increase children's productivity. At the level of citizenship, the division of tasks between genders increases with age and depends on marital status.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMendonça, A., Brazão, P., Nascimento, A., & Freitas, D. (2019). Estereótipos de género entre os estudantes da formação de professores em educação infantil (0-10 anos): estudo de caso na Universidade da Madeira. Ensaios Pedagógicos, 3(3), 96-106.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5211
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEstereótipospt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectUniversidadept_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectEducação infantilpt_PT
dc.subjectUniversidade da Madeirapt_PT
dc.subjectStereotypespt_PT
dc.subjectGenderpt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectUniversitypt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectChildhood educatorspt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleEstereótipos de género entre os estudantes da formação de professores em educação infantil (0-10 anos): estudo de caso na Universidade da Madeirapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage106pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage96pt_PT
oaire.citation.titleEnsaios Pedagógicospt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
person.familyNameMendonça
person.familyNameBrazão
person.familyNameNascimento
person.familyNameTeixeira Freitas
person.givenNameAlice
person.givenNameJosé Paulo Gomes
person.givenNameAndreia Micaela
person.givenNameDiogo Nuno
person.identifierBrazão, P.
person.identifieryfy16oUAAAAJ
person.identifier.ciencia-id7611-08D9-161C
person.identifier.ciencia-id0E13-0868-B5E2
person.identifier.ciencia-idAF11-E38E-CB4C
person.identifier.ciencia-id9C13-AF9C-25F3
person.identifier.orcid0000-0001-9726-9222
person.identifier.orcid0000-0003-3575-4366
person.identifier.orcid0000-0003-3615-4768
person.identifier.orcid0000-0002-2351-8676
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2f0cddf1-30fb-4ce1-b86d-062d4223f2b0
relation.isAuthorOfPublication69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e
relation.isAuthorOfPublication8e533f70-755f-4865-8713-3e8eb0286d82
relation.isAuthorOfPublicationb71e6dc9-523a-4300-92c3-4c459023a98c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2f0cddf1-30fb-4ce1-b86d-062d4223f2b0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Estereótipos de Género Entre os Estudantes da Formação de Professores em Educação Infantil.pdf
Size:
627.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: