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Abstract(s)
O presente estudo tem por objectivo compreender como é que os alunos se
apropriam dos conceitos da Geometria do sétimo ano de escolaridade quando usam
materiais manipuláveis. Com este propósito formularam-se as seguintes questões: (1)
Quais os processos matemáticos utilizados pelos alunos ao realizarem tarefas recorrendo
aos materiais manipuláveis? (2) Como é que os materiais manipuláveis promovem o
desenvolvimento dos conhecimentos geométricos? (3) Qual o contributo dado pelos
materiais manipuláveis no desenvolvimento de determinadas competências matemáticas
nos alunos? (4) Qual é o desempenho matemático dos alunos ao trabalharem,
cooperativamente, em tarefas com recurso a materiais manipuláveis?
Tendo em vista os objectivos do estudo, analisou-se o trabalho de uma turma do
sétimo ano de escolaridade em torno da realização de dez tarefas que compreendiam o
uso de diferentes materiais manipuláveis e, dentro da turma, estudaram-se dois grupos
em particular.
A investigação segue uma metodologia qualitativa de natureza interpretativa. Os
dados foram recolhidos pela investigadora através de registos escritos feitos a partir da observação directa realizada nas aulas, de registos escritos e audiovisuais do trabalho dos alunos, e de um questionário aplicado aos mesmos no final da experiência. A análise dos dados e a disposição das conclusões foram estabelecidas conforme o papel dos materiais manipuláveis no aperfeiçoamento de processos matemáticos, na
aprendizagem de conhecimentos geométricos, no desenvolvimento de competências
matemáticas e no desempenho matemático dos alunos.
Das conclusões que emergem do estudo destacam-se:
- A realização das tarefas por parte dos alunos, com recurso aos materiais manipuláveis, parece ter contribuído para o aperfeiçoamento de alguns processos matemáticos, o que parece evidenciar que desenvolveram a aptidão na sua apropriação e aplicabilidade. O facto de poderem tocar, mover ou manipular estes materiais, enfatizam a forma como aprendem Matemática valorizando os processos utilizados nas suas experiências de construção da aprendizagem. As tarefas cujo enunciado apelou directamente à investigação e à descoberta foram aquelas que desencadearam a utilização de um maior número de processos matemáticos.
- Os vários conceitos geométricos foram apreendidos de forma significativa pelos
alunos, pois a aprendizagem foi feita a partir da sua própria experiência. A utilização de materiais manipuláveis facilitou as interacções entre os alunos, originando mais momentos de partilha e discussão dos seus raciocínios e processos.
- Os alunos trabalharam ao nível do desenvolvimento de competências principalmente, competência de pensamento matemático, pois contactaram e dominaram modos matemáticos de pensamento; competência de raciocínio matemático, que implica estar
apto a raciocinar matematicamente; competência em instrumentos e acessórios, que
implica estar apto a fazer uso e estabelecer relações com instrumentos e acessórios
matemáticos; competência de comunicação que envolve estar apto a comunicar em, com
e sobre a matemática e competência de cooperação.
- Os dados parecem sugerir que houve uma evolução no desempenho dos alunos a
vários níveis, nomeadamente: no trabalho cooperativo, no envolvimento da tarefa e nas
interacções estabelecidas.
Description
Keywords
Materiais manipuláveis Aprendizagem da geometria História da geometria Trabalho cooperativo Competências matemáticas . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia