Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Encare-se o presente Relatório de Estágio como um espelho das experiências práticas concretizadas durante o percurso de formação em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, visando a obtenção do grau de Mestre. Neste documento pretende-se proceder à partilha e reflexão numa perspetiva crítica sobre os momentos vivenciados no decorrer das três Práticas Pedagógicas (PP) que se desenrolaram nos contextos de Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB). Segmentado em três partes fundamentais, o Enquadramento Teórico, o Enquadramento Metodológico e a Intervenção Pedagógica, o respetivo documento pretende fundamentar as três Práticas Pedagógicas tendo por base os pressupostos teóricos e metodológicos inerentes às mesmas. Com o propósito de transparecer um posicionamento crítico e reflexivo, em cada Prática Pedagógica desenvolveu-se um Projeto de Investigação-Ação (IA) sustentado na problemática evidenciada em cada grupo ou turma. De forma a colmatá-las, delineou-se um conjunto de estratégias que permitissem responder à questão orientadora de cada Projeto. Assim sendo, na Prática Pedagógica desencadeada na valência de Educação Pré Escolar procurou-se dar resposta à seguinte questão: Como desenvolver competências associadas à Educação para a Cidadania e Convivência no grupo da Sala das Joaninhas? Por sua vez, em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico desenrolaram-se duas Práticas Pedagógicas, sendo que na do 1.º ano de escolaridade definiu-se a seguinte questão: Como podem as atividades experimentais promover uma aprendizagem ativa na turma do 1.º A? e na do 4.º de escolaridade surgiu a questão: De que forma é que os alunos do 4.º C podem aperfeiçoar a resolução de problemas matemáticos? De realçar que todo o conteúdo exposto ao longo deste Relatório de Estágio engloba um compêndio de conhecimentos, competências e experiências que se considera como relevantes no meu percurso de formação e na minha futura prática profissional educativa.
Facing this present intership report as a mirror of the practiced experiences materialized during the training path on Pre-Scholl Education and 1.º Cicle of Basic Education, aiming the attainment of Masters Degree. On this document it is intended proceed to sharing and reflection in a review perspective about the experienced moments during the three Pedagogical Practices (PP) that unfolded in the contexts of Pre-Scholl Education (EPE) and 1.º Cicle of Basic Education (1.ºCEB). Divided into three fundamental parts, the Theoretical Framework, the Methodological Framework and the Pedagogical Intervention, this respective document aims to substantiate the three Pedagogical Practices based on the theoretical and methodological assumptions inherent to them. To showing a critical and reflective stance, in every Pedagogical Practices at Action-Research (IA) project was developed sustaining in the problematic evidenced in each group or class. To address them, a set of strategies was outlined that allowed answering the guiding question of each guiding question of each project. Therefore, in the Pedagogical Practice triggered in the valence of Pre-school Education, we tried to answer the following question: “How to develop skills associated with education for citizenship and coexistence in the “Sala das Joaninhas”?” In turn, in each context of the 1.º cycle of Basic Education, two Pedagogical Practices took place, and in the 1.º year of schooling, the following question was defined: “How can experimental activities promote active learning in the 1.º A class?” and in the 4.º year of schooling, the question: “How can 4.ºC improve math problem solving?” It should be noted that all the content exposed throughout this internship report encompasses a compendium of knowledge, skills and experiences that are considered relevant to my training path and my future educational professional practice.

Description

Keywords

Educação Intervenção pedagógica Investigação-ação Aprendizagem Reflexão Education Pedagogical intervention Action-investigation Learning Reflection Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License