Repository logo
 
Publication

O bem-estar e a educação de carreira na infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGarcês, Soraia Fernandes
dc.contributor.advisorPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.contributor.authorNóbrega, Ana Catarina Rodrigues
dc.date.accessioned2023-02-03T15:31:07Z
dc.date.available2023-02-03T15:31:07Z
dc.date.issued2022-12-13
dc.description.abstractÉ essencial promover experiências que proporcionem o desenvolvimento de conhecimentos e capacidades, permitindo aos alunos a definição e exploração do seu percurso vocacional (Oliveira & Araújo, 2021). Esta investigação teve como objetivo delinear um programa de intervenção para a promoção do Bem-Estar e da consciência de carreira na infância. O projeto assumiu um design quasi-experimental e utilizaram-se os seguintes instrumentos: a Escala Ludo-jogo das Profissões (Pocinho et al., 2010), a ECCI (Jorge, 2011), o PERMA (versão original de Kern & Butler, 2014, versão portuguesa por Pocinho & Almeida, s.d.), incluindo pré e pós-teste; e ainda, um questionário sociodemográfico acerca dos pais e crianças. O programa foi aplicado numa escola privada da R.A.M, tendo participado 48 alunos do 4º ano com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos, sendo que, 25 integravam o grupo experimental e 23 o de controlo. Realizou-se uma análise qualitativa das sessões e da Escala Ludo-jogo das Profissões, de forma a observar a eficácia da intervenção e identificar os principais contributos do programa de intervenção aplicado. A análise de resultados sugere poucas diferenças significativas nas variáveis estudadas em função dos fatores considerados, remete-nos ainda, para um contributo ao nível das intervenções no âmbito da promoção do Bem-Estar e da Consciência de Carreira. Para esta amostra, não houve diferenças significativas. Futuras investigações poderão incluir uma amostra mais alargada e diversificada que permita a generalização dos resultados.pt_PT
dc.description.abstractIt is essential to promote experiences that provide the development of knowledge and skills, allowing students to define and explore their vocational path (Oliveira & Araújo, 2021). This investigation aimed to design an intervention program to promote well-being and career awareness in childhood. The project assumed a quasi-experiment design and we used the following instruments: Ludo-jogo das Profissões Scale (Pocinho et al., 2010), ECCI (Jorge, 2011), PERMA (original version by Kern & Butler, 2014, Portuguese version by Pocinho & Almeida, s.d.), including pre and post-test; and yet, a sociodemographic questionnaire about parents and children. The program was applied in a private school in R.A.M, with the participation of 48 4th grade students aged between 9 and 10 years, 25 of which were part of the experimental group and 23 of the control group. A qualitative analysis of the sessions and of the Ludo-jogo das Profissões Scale was carried out, in order to observe the effectiveness of the intervention and identify the main contributions of the intervention program applied. The analysis of results suggests few significant differences in the variables studied depending on the factors considered, and also leads us to a contribution in terms of interventions in the context of promoting Well-Being and Career Awareness. For this sample, there were no significant differences. Future investigations may include a larger and more diversified sample that allows the generalization of the results.pt_PT
dc.identifier.tid203202511pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4996
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConsciência de carreirapt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectPsicologia positivapt_PT
dc.subjectPrograma de intervençãopt_PT
dc.subjectEstudo quasi-experimentalpt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subjectCareer awarenesspt_PT
dc.subjectWell-beingpt_PT
dc.subjectPositive psychologypt_PT
dc.subjectIntervention programpt_PT
dc.subjectQuasi-experimental studypt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleO bem-estar e a educação de carreira na infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TeseEscrita_AnaNobrega_Janeiro.pdf
Size:
1.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: