Repository logo
 
Publication

Consumação ou o metaconsumo

dc.contributor.authorMateus, Samuel
dc.date.accessioned2020-10-06T08:31:17Z
dc.date.available2020-10-06T08:31:17Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractPara lá dos princípios económicos da escassez, necessidade e da rentabilidade, existe no fenómeno do consumo uma dimensão regida pelo des‑ perdício, pela prodigalidade e pelo esbanjamento. Face à definição material do consumo, reconhecemos‑lhe um registo imaterial e simbólico que deno‑ minamos de consumação. A consumação não é um conceito que contrasta com o consumo mas é um meta‑consumo, consumo de segundo nível que se relaciona com a evanescência social do sentido e com uma transitividade simbólica que enfatiza a sua dimensão sócio‑antropológica. Neste artigo, procuramos relevar a dimensão simbólica do consumo como forma comunicativa caracterizada por uma acção material que empenha sim‑ bolicamente o indivíduo na reprodução do vínculo social.pt_PT
dc.description.abstractBeyond the economic principles of scarcity, necessity and profitability, there is in consumption a dimension of wastefulness, lavishness and extravagance. In view of a material definition of consumption, we recognize an immaterial and symbolic register that we call consummation. The consummation is not a concept that contrasts with consumption but it is a meta‑consumption, a second‑degree consumption that has to do with the social evanescence of the meaning and with the symbolic circulation that emphasizes a socio‑anthropological dimension. In this paper, we try to underscore consumption’s symbolic dimension as a communicative form characterized by a material action that binds the individual in the symbolic reproduction of the social bond.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMateus, S. (2012). Consumação ou o metaconsumo. Comunicação Pública, 7(11), 117-130.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2914
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEscola Superior de Comunicacão Socialpt_PT
dc.subjectConsumopt_PT
dc.subjectConsumaçãopt_PT
dc.subjectSociologia do consumopt_PT
dc.subjectAntropologia do consumopt_PT
dc.subjectConsumptionpt_PT
dc.subjectConsummationpt_PT
dc.subjectSociology of consumptionpt_PT
dc.subjectAnthropology of consumptionpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleConsumação ou o metaconsumopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage130pt_PT
oaire.citation.startPage117pt_PT
oaire.citation.titleComunicação Públicapt_PT
oaire.citation.volume7(11)pt_PT
person.familyNameMateus
person.givenNameSamuel
person.identifier0000000069601294
person.identifier.ciencia-id7510-B725-7BE3
person.identifier.orcid0000-0002-1034-6449
person.identifier.scopus-author-id57188589802
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb4dedee1-9076-4d77-a4e7-096bbc60b651
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb4dedee1-9076-4d77-a4e7-096bbc60b651

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Consumacao_ou_o_metaconsumoSamuelMateus.pdf
Size:
156.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format