Repository logo
 
Publication

A Terra como Acontecimento. A pintura interpelada pelo cinema em torno do filme A Terra como Acontecimento

dc.contributor.authorCastro, Romy
dc.date.accessioned2021-07-28T10:13:15Z
dc.date.available2021-07-28T10:13:15Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEsta comunicação inscreve-se num projeto em curso sobre as matérias da “Terra” que se tem desdobrado na investigação dos materiais, no espaço pictural e na instalação, intitulado “A Terra como Acontecimento”. A recusa intencional da representação e narratividade, o uso das matérias tendem a abalar as fronteiras dos géneros. Por exemplo, a acumulação das tintas leva a uma espessura que a torna numa quase escultura. Dada a essencial mudez das artes plásticas a transposição para o cinema das 3 séries em que se desdobra este projecto cria um espaço outro que originando-se na pintura a alegoriza criando uma espécie de “nova-terra” (Deleuze), que prolonga o pictural geoesteticamente. Trata-se de um duplo movimento, da pintura para o cinema e vice-versa, que ilumina a pintura revelando a natureza do acontecimento da terra. A possibilidade de um habitar outro que começa sempre num retorno ao mais arcaico, ou seja, “A Terra como Acontecimento”. A terra arcaica produzida é bem reveladora das estratégias de poder que milenarmente a procuram dominar.pt_PT
dc.description.abstractThis communication comes within a project about the matters of the “Earth” that has unfolded in the investigation of the matters in the pictorial space and installation, entitled “The Earth as an Event”. The intentional refusal of the representation and of the narration and the use of the matters tend to shake the boundaries of the genres. For example, the accumulation of the inks leads to a thickness that makes it a near sculpture. Due to the essential muteness of the plastic arts, its transposition to the cinema of the three series in which this project is splited creates another space, which has its origin in the painting and allegorizes itself creating a kind of “new-Earth” (Deleuze), which extends the pictorial geo-aesthetically. It is a double movement, from the painting to the cinema and vice-versa, which illuminates the painting revealing the nature of the event of the Earth. The possibility of a new inhabit that always begins in a return to the most archaic, that is, “The Earth as an Event”. The produced archaic earth reveals the strategies of the power that has tried to dominate it during thousands of years.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2016castropt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3575
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeirapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectPensamentopt_PT
dc.subjectTerrapt_PT
dc.subjectPinturapt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectAlegoriapt_PT
dc.subjectMetapolíticapt_PT
dc.subjectThoughtpt_PT
dc.subjectEarthpt_PT
dc.subjectPaintingpt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectAllegorypt_PT
dc.subjectMetapoliticspt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleA Terra como Acontecimento. A pintura interpelada pelo cinema em torno do filme A Terra como Acontecimentopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage105pt_PT
oaire.citation.startPage96pt_PT
oaire.citation.titleCinema & Território: Revista Internacional de Arte e Antropologia das Imagenspt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A Terra como Acontecimento. A Pintura interpelada pelo Cinema .pdf
Size:
606.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format