Repository logo
 
Publication

Modelos internos dinâmicos de vinculação, relação professor-aluno e rendimento escolar: um estudo com jovens em percursos curriculares alternativos na Região Autónoma da Madeira (R.A.M)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Dora Isabel Fialho
dc.contributor.authorCastro, Rosa Maria de
dc.date.accessioned2019-03-11T12:20:51Z
dc.date.available2019-03-11T12:20:51Z
dc.date.issued2019-01-09
dc.description.abstractAs investigações decorrentes da teoria da Vinculação, sugerem que diferentes modelos internos dinâmicos de vinculação se associam a diferentes características das competências sociais, académicas, emocionais e comportamentais que poderão interferir na qualidade das relações que os jovens estabelecem em contexto escolar, sobretudo com os professores, e influenciar o seu rendimento escolar. As elevadas taxas de insucesso e abandono escolar observadas em Portugal têm suscitado diversas iniciativas destinadas à sua diminuição, nomeadamente a oferta formativa designada como “Percurso Curricular Alternativo” destinada a jovens que se encontrem em situações de risco académico e social, e manifestem dificuldades interpessoais e comportamentais, como forma de combate às (ainda) elevadas citadas taxas. A relevância crescente desta medida no quotidiano escolar justifica o seu estudo aprofundado com vista a maximizar a sua eficácia. Com o objetivo de clarificar a relação entre os modelos internos de vinculação dos alunos, as suas perceções relativamente à qualidade das relações com os seus professores e o seu rendimento escolar, foi desenvolvido um estudo quantitativo, no qual foram aplicados o Inventário sobre a Vinculação na Infância e Adolescência (IVIA) e a Escala de Vinculação aos Professores (IPPA) e um questionário sócio-demográfico a uma amostra de 305 alunos do 8ºano do ensino regular e integrados em Percurso Curricular Alternativo. Os resultados evidenciam que os alunos dos percursos curriculares alternativos, apresentam um modelo interno dinâmico menos seguro, que os alunos do ensino regular e que a perceção da qualidade da relação professor-aluno, relativamente à dimensão de aceitação e compreensão por parte dos professores está associada a um melhor rendimento escolar. São discutidas as implicações para a prática do psicólogo em contexto escolar.pt_PT
dc.description.abstractResearch from the attachment theory suggests that different internal working models of attachment are associated with different characteristics of social, academic, emotional, and behavioral competencies that may interfere in the quality of relationships that young people establish in school, especially with teachers, and influence their academic performance. The high failure and drop-out rates observed in Portugal have led to a number of initiatives aimed at reducing them, namely the educational offer "Alternative Curricular Course” for young people who are in situations of academic and social risk, and show interpersonal and behavioral difficulties, as an alternative to combat (still) high quoted rates. The increasing importance of this measure in school life justifies its thorough study in order to maximize its effectiveness. The purpose of this study is to clarify the relationship between the students internal working models, their perceptions regarding the quality of the relations with their teachers and their academic performance, a quantitative study was developed in which was applied the “Inventory on Childhood and Adolescent Attachment”, “Teacher Relation Scale” and a socio demographic questionnaire to a sample of 305 students from the 8th grade of regular education and integrated into an Alternative Curricular Course. The results show that the students of the alternative curricular course present a less secure internal working model than the students of regular education and that the perception of the quality of the teacher-student relationship, regarding the dimension of acceptance and understanding by the teachers is associated to a better academic performance. The implications for the practice of the psychologist in a school context will be addressed.pt_PT
dc.identifier.tid202185761pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2296
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectModelos internos dinâmicos de vinculaçãopt_PT
dc.subjectRelação professor-alunopt_PT
dc.subjectRendimento escolarpt_PT
dc.subjectFlexibilidade curricularpt_PT
dc.subjectInsucesso escolarpt_PT
dc.subjectDynamic internal linking modelspt_PT
dc.subjectTeacher-student relationshippt_PT
dc.subjectSchool performancept_PT
dc.subjectAlternative curricular pathspt_PT
dc.subjectSchool failurept_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleModelos internos dinâmicos de vinculação, relação professor-aluno e rendimento escolar: um estudo com jovens em percursos curriculares alternativos na Região Autónoma da Madeira (R.A.M)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoRosaCastro .pdf
Size:
1.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: