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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os estabelecimentos de ensino
representam para qualquer
pesquisador, espaços privilegiados
para recolha de informação, sobre os
temas mais variados e com
possibilidade de acesso a diversos
intervenientes educativos. Deste
modo, estudantes e investigadores
com temáticas e objetivos de
pesquisa distintos, ali acorrem para
a efetivação “dos pequenos
trabalhos exploratórios de
licenciatura, às teses, dissertações ou
projetos financiados e de grande
escala” (Dionísio, Torres & Alves,
2018b, p.1).
No atual contexto educativo, a
resposta dos estudantes a inúmeros
questionários, sobre os mais
variados assuntos, integra o ofício de aluno concetualizado por
Perrenoud (1995) impondo-lhe um
novo papel: o de coprodutor de
conhecimento, sem que desse facto
subsista uma real perceção.
Afinal o que pensam os estudantes
quando lhes é solicitado, nos
estabelecimentos de ensino, o
preenchimento de um questionário?
Foi com esta questão inicial que nos
propusemos identificar o que
pensam os estudantes sobre este
assunto, utilizando
(paradoxalmente) um inquérito por
questionário para o efeito.
Tomando como ponto de partida
uma revisão teórica sustentada no
atual estado da arte, procedemos à
elaboração de inquéritos por
questionário que aplicámos a alunos
de uma turma do 1º ano do curso de
licenciatura em Ciências da Educação da Universidade da
Madeira. Este estudo de caso
desenvolveu-se com uma
abordagem metodológica
simultaneamente qualitativa e
quantitativa, decorrente da natureza
de fontes de dados distintas, e
permitiu retirar algumas ilações
acerca deste assunto.
Foi possível concluir que cerca de
metade dos estudantes deste estudo
se interroga acerca dos
questionários a que responde,
equacionando aspetos como a sua
utilidade efetiva e a qualidade das
suas próprias respostas. O
conhecimento dos destinatários dos
inquéritos foi também considerado
importante pelos respondentes na
medida em que condiciona o seu
grau de confiança.
Os estudantes que não se
interrogam acerca dos questionários
a que respondem atribuem-lhes
uma utilidade efetiva e percecionam
as suas respostas como um dever
associado ao seu ofício de aluno.
Foi ainda possível apurar que as
entrevistas nos estabelecimentos de ensino são praticamente inexistentes
por parte de investigadores
externos.
Description
Keywords
Inquéritos sociológicos Alunos Investigação sociológica . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Publisher
Associação Portuguesa de Sociologia