Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
29.12 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O artigo começa por ressaltar o contributo da etnografia na área do currículo, numa
altura de passagem de uma perspectiva técnica e prática, centrada nas metodologias de ensino(o como ensinar?), para uma perspectiva mais crítica que questiona o conhecimento monolítico veiculado pela escola (o quê ensinar?). Aponta também para a relação estreita entre a profissionalidade docente e a autonomia do professor nos desenhos curriculares que terá de ter como suporte uma investigação etnográfica que lhe dê acesso às diversas mundividências culturais dos seus alunos. É neste sentido que a etnografia da educação é importante para a formação dos professores.
Description
Keywords
Currículo Diversidade cultural Etnografia da educação Profissionalidade docente . Centro de Ciências Sociais
Citation
Revista europeia de etnografia da educação = Ethnography and education european review = Revue européenne d'ethnographie de l'education = Revista europea de etnografia de la educación = Rivista europea di etnografia dell'education / org. Jesus Maria Sousa. - Funchal : Sociedade Europeia de Etnografia da Educação, 119 – 125 pp. - 2003, nº 3 - ISSN 1645-8699
Publisher
Sociedade Europeia de Etnografia da Educação